DESTAQUE

Jovem leopoldinense representa o Espírito Santo em encontro com o Príncipe William e destaca protagonismo juvenil


Foto: Acervo pessoal 

Arthur Pittol Potratz, de Santa Leopoldina, participou de evento internacional no Rio de Janeiro, onde dialogou com o Príncipe de Gales sobre sustentabilidade, liderança e impacto social


O jovem Arthur Pittol Potratz, natural de Santa Leopoldina, representou o Espírito Santo em um dos encontros internacionais mais simbólicos do ano: um diálogo com o Príncipe William, realizado no Rio de Janeiro. O evento reuniu jovens líderes de diferentes partes do mundo, com o objetivo de discutir ações voltadas à sustentabilidade, educação e inovação social.


Arthur foi selecionado entre mais de mil inscritos de todo o planeta — metade deles brasileiros — para integrar um grupo de apenas 50 participantes. “Foi uma experiência marcante, daquelas que ficam guardadas para sempre”, relatou. “Estar frente a frente com o Príncipe de Gales me fez refletir sobre o impacto que a juventude pode causar localmente e sobre o quanto nossas ações, mesmo que pequenas, podem reverberar longe.”


Além do encontro com o príncipe, Arthur participou de ações voluntárias com a Gastromotiva, organização que atua no combate à fome e na inclusão social. “Servir refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade trouxe um contraste importante para compreender sobre liderança”, contou.

Além da participação no evento internacional, Arthur também teve a oportunidade de se encontrar com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que estava no Rio para compromissos relacionados à COP. “Esse momento com o governador também foi muito bom. Ele já estava no Rio para um evento da COP, e lá eu pude encontrar ele junto com uma outra capixaba do programa, Marina. Ele nos ouviu, quis conhecer nossos trabalhos e da onde viemos, e com muito orgulho disse Santa Leopoldina”, contou Arthur.



Ele destacou que houve uma conexão natural entre os temas tratados, já que Casagrande é um grande apoiador do Instituto Terra, parceiro em ações ambientais. “Também pude falar para ele sobre o trabalho que fiz junto a uma equipe de voluntários na escola Alice Holzmeister, em Santa Leopoldina, com a ONG Tocando em Frente”, completou.


Trajetória e reconhecimento


Atualmente, Arthur atua como Líder de Sustentabilidade da organização Tocando em Frente, que combate a evasão escolar e promove oportunidades em escolas públicas de todo o país. Ele também é Jovem Embaixador do Espírito Santo, título concedido pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, e membro da comunidade da Academia de Líderes da América Latina (LALA).


Com apenas 19 anos, o leopoldinense vem se destacando por sua atuação em projetos de educação ambiental, agricultura familiar e engajamento juvenil. “Essa experiência reforça a minha missão de promover a restauração ambiental e a educação climática por onde passo. Volto ainda mais convicto de que é possível unir sustentabilidade, agricultura familiar e educação para gerar mudanças reais”, afirmou.



Orgulho capixaba e inspiração local


Arthur fez questão de destacar a importância de levar o nome de Santa Leopoldina a um evento internacional. “Por vezes, as pessoas que se engajam fora dos grandes centros são invisibilizadas. Levar o nome de Santa Leopoldina a um evento internacional é uma forma de mostrar que das pequenas cidades também surgem grandes ideias e ações — o futuro”, disse.


Para ele, crescer em uma cidade rural foi essencial na construção de sua visão de mundo. “Os agricultores familiares não são um problema, mas a solução. Isso despertou em mim o desejo de espalhar essa mensagem por onde passo.”


Mensagem aos jovens leopoldinenses


Encerrando a entrevista, Arthur deixou um recado aos jovens da cidade:


“Acreditem na força das suas ideias e nas causas que movem vocês. Não importa o tamanho da cidade ou de onde viemos — o que realmente conta é o que fazemos com as oportunidades que aparecem. Criem os espaços que ainda não existem, tragam novas propostas, sejam curiosos e persistentes. Quando um jovem acredita em si, ele inspira muitos outros a acreditarem também.”

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário