Técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, em parceria com a Polícia Civil, identificaram uma ligação direta trifásica na rede elétrica que abastecia uma padaria e uma residência localizadas no bairro Bela Aurora, em Cariacica. A irregularidade foi constatada nesta terça-feira (4), durante operação de combate ao furto de energia.
Durante a ação, as equipes constataram que a ligação clandestina alimentava toda a padaria e a residência no piso superior, sem a devida medição para registro de consumo e faturamento. O fornecimento irregular foi desfeito, e o local permaneceu desligado. O responsável pelo imóvel foi conduzido à sede do Departamento de Investigações Criminais (Deic), em Vitória, para as devidas providências legais.
A operação contou com o apoio de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic), de Vitória, e peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica.
Além de responder pelo crime, já que o furto de energia é previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa, o proprietário deverá ressarcir os valores referentes à energia não faturada, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além dos custos administrativos e operacionais.
A EDP reforça que o furto de energia, além de ser crime, representa um risco à segurança, podendo causar curtos-circuitos, choques elétricos e até incêndios. A Distribuidora atua continuamente no combate às irregularidades, com operações conjuntas com as forças de segurança e uso de tecnologias avançadas para identificação de fraudes e redução de perdas elétricas.

Postar um comentário