DESTAQUE
Forte temporal com ventos e granizo causa estragos e deixa feridos em Rio Bonito do Iguaçu (PR)
0
Comentários
O ciclone extratropical já causou destruição no Paraná nas regiões Oeste, Sudoeste e Sul do na tarde e noite desta sexta (7). Na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, o cenário é de destruição. Há suspeita que um tornado tenha se formado na região, mas o fenômeno não foi confirmado ainda. O pátio de máquinas da prefeitura da cidade foi destruída, como mostram vídeos. Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco ambulâncias com vítimas foram encaminhadas a um hospital em Laranjeiras do Sul. De acordo com a Copel, 60 mil casas estavam sem energia em todo o Paraná às 19 horas, de acordo com balanço da Copel. A Grande Curitiba segue em alerta para a chegada da tempestade com ventos fortes e granizo. em algumas regiões da capital paranaense começou a chover por volta das 20h30. No Litoral do Paraná, há risco de ventos fortes e mar agitado.
De acordo com o Simepar, a tempestade se movimenta rapidamente pelo Estado do Paraná, como mostra mapa abaixo:
Ciclone: as regiões mais afetadas com a falta de energia no Paraná
Segundo a Copel, as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, mais afetadas até o momento, há 23 mil desligamentos registrados em cada uma. No Oeste, os municípios com maior número de interrupções de energia, neste início de noite de sexta-feira, são Foz do Iguaçu, com 10 mil unidades consumidoras; Guaraniaçu, com 5,7 mil; Cascavel, com 2,4 mil e Serranópolis do Iguaçu, com 2,2 mil. No Sudoeste, Barracão tem 4,5 mil desligamentos; São Jorge do Oeste, 4,4 mil; Rio Bonito do Iguaçu, 3,5 mil e Cruzeiro do Iguaçu, 2,2 mil. Na região Norte, Alvorada do Sul registra 7,7 mil desligamentos. O evento climático segue em deslocamento pelo Estado.
A Copel está com o plano de contingência ativo e todas as ações de mobilização e preparação executadas para fazer frente aos efeitos dos temporais. Estão de prontidão equipes de manutenção de campo, obras e operação da Copel para ação rápida em caso de interrupções.
Rajadas mais fortes nas estações do INMET hoje até as 19h:
Campo Mourão: 50km/h às 18h30
Distrito de Horizonte, em Palmas: 70,6km/h às 18h45
Dois Vizinhos: 82,4km/h por volta das 19h – a mais alta até o momento
Planalto: 70,9km/h por volta das 15h
Marechal Cândido Rondon: 50km/h às 9h
Joaquim Távora: 54,7km/h à 1h
Clevelândia: 68,8km/h por volta das 16h
O que fazer em caso de desligamento de energia?
A companhia orienta que, em caso de desligamentos e situações de risco, os clientes acionem a Copel pelos canais de atendimento e mantenham distância de locais onde haja fios caídos ou postes quebrados.
A linha direta da Copel é o 0800 51 00 116 que pode ser acionada de qualquer telefone. Com celular disponível, a falta de luz pode ser comunicada pelos canais digitais da Copel via site, o número de WhatsApp 41 3013-8973 ou pelo aplicativo Copel, disponível para celulares Android e Apple.
Sem internet, é possível ainda enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.
Fonte: Bem Paraná
Postar um comentário