BRASIL

Ministro Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria do Supremo Tribunal Federal


Aos 67 anos, Luís Roberto Barroso deixa o Supremo Tribunal Federal após mais de 12 anos de atuação e afirma que pretende dedicar-se à literatura, poesia e à vida fora da exposição pública
.

O ministro Luís Roberto Barroso anunciou nesta quinta-feira (9) sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF), durante a sessão plenária da Corte. Aos 67 anos, o magistrado poderia permanecer no tribunal até os 75, idade limite para aposentadoria compulsória, mas decidiu encerrar antes sua trajetória no Judiciário.

Em seu discurso, Barroso afirmou que acredita no país e que continuará atuando fora do Supremo.

“Por doze anos e pouco mais de três meses ocupei o cargo de ministro desse Supremo Tribunal Federal, tendo sido presidente nos últimos dois anos. Sinto que agora é hora de seguir outros rumos, sem sequer tê-los bem definidos. Não tenho apego ao poder e gostaria de viver um pouco mais da vida que me resta sem a exposição pública, as obrigações e as exigências do cargo, com espiritualidade, mais literatura e poesia”, declarou.

O ministro também destacou o impacto pessoal e familiar do cargo, reconhecendo os desafios e responsabilidades que acompanham a função:

“Como todos nós sabemos, os sacrifícios e os ônus da nossa função acabam se transferindo para nossos familiares e pessoas queridas, que sequer têm qualquer responsabilidade pela nossa atuação”, afirmou.

Nomeado em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff, Barroso exerceu papel de destaque em decisões de grande repercussão nacional e presidiu o STF entre 2023 e 2025. Sua saída abre espaço para uma nova indicação ao Supremo, que deverá ser feita pelo atual presidente da República.

Com informações da CNN Brasil

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário