Blitz sobre consumo consciente de energia elétrica chega às escolas do Espírito Santo
Vitória, 16 de setembro de 2025 – A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, inicia nesta terça-feira (16) a Blitz da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética em escolas do estado. A ação busca despertar o interesse dos alunos para o tema da eficiência energética, mobilizando a comunidade escolar em torno de práticas de consumo responsável e sustentabilidade.
Ao longo do mês, quatro instituições de ensino vão receber a iniciativa, que começa em Vila Velha e passa por São Mateus. As atividades incluem aulas lúdicas, interativas e tecnológicas, que estimulam os estudantes a refletirem sobre o uso consciente da energia e seus impactos no meio ambiente.
Durante a Blitz, os alunos participam de uma aula de 30 minutos, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seguida, testam seus conhecimentos em atividades gamificadas e recebem materiais pedagógicos e brindes que reforçam o aprendizado.
“Nosso propósito é mostrar que aprender sobre eficiência energética pode ser divertido e transformador. Ao envolver os estudantes, contribuímos para que esse conhecimento se espalhe também para as famílias e comunidades”, afirma Derielle Alvarenga, gestora da EDP.
A ideia é estimular a participação dos alunos para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética. Voltada para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, a competição deve alcançar cerca de 500 mil jovens de escolas públicas e privadas em todo o país. A competição estimula o uso racional da energia elétrica, amplia o conhecimento sobre recursos naturais e reforça o compromisso das distribuidoras, como a EDP, com a educação e o desenvolvimento sustentável.
Inscrição e premiação
As inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética estão abertas até 30 de setembro no site www.onee.org.br. Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), no âmbito do Programa de Eficiência Energética, a competição é coordenada pelo Instituto Abradee, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), e conta com a participação de 48 distribuidoras de todo o país, incluindo a EDP.
A disputa acontece em duas etapas: a primeira com jogos interativos sobre eficiência energética e a segunda com uma prova objetiva online. Os destaques nacionais serão premiados em cerimônia marcada para 6 de novembro, em Brasília (DF), com direito a medalhas, notebooks e vaga direta para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2026.
Em sua edição de 2025, a Olimpíada traz ainda novidades para professores, que passam a concorrer a prêmios regionais, estaduais e nacionais, como vales-presente e viagens, em reconhecimento ao papel fundamental na formação dos estudantes. Com expectativa de ser a maior edição já realizada, a ONEE deve mobilizar mais de 500 mil alunos, além de cerca de 10 mil professores e 3 mil escolas em todo o Brasil.
Cronograma da Blitz no ES
16/09 – Unidade Municipal de Ensino Fundamental Reverendo Antônio da Silva Cosmo Cobilândia, Vila Velha
19/09 – Unidade Municipal de Ensino Fundamental Senador João de Medeiros Calmon Ibes, Vila Velha
23/09 – Unidade Municipal de Ensino Fundamental Vila Olímpia – Vila Olímpia, Vila Velha
25/09 – Colégio Conhecer – São Mateus
Sobre a EDP na América do Sul
O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos e solares, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul - Brasil, Chile e Colômbia - a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.

Postar um comentário