Foto/divulgação: EDP
EDP estimula o consumo consciente de energia e beneficia clientes residenciais com modelos LED mais eficientes
Vitória, 11 de agosto de 2025 – A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, segue com a ação itinerante de troca gratuita de lâmpadas antigas por modelos LED e cadastro na Tarifa Social nos terminais de ônibus da Grande Vitória. O serviço acontece agora no Terminal de Campo Grande, em Cariacica, onde permanece até 24 de agosto, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h.
Em seguida, a estrutura vai para Itaparica, em Vila Velha, onde fica do dia 01 até 19 de setembro. Até outubro, a iniciativa percorrerá outros Terminais Carapina, em Serra, e Itacibá, em Cariacica. É importante ressaltar que o atendimento acontece sempre de segunda a sexta-feira, em Vila Velha e Cariacica, das 8h às 16 horas, já em Carapina, na Serra, o horário é das 7 às 16h. Confira a agenda completa em Serviço, abaixo.
Clientes residenciais da área de concessão podem substituir até 10 lâmpadas antigas por modelos LED, que consomem menos energia e têm maior durabilidade. Para participar, é necessário apresentar documento de identidade, CPF e a última fatura de energia com classificação residencial.
O projeto integra o Programa de Eficiência Energética da EDP, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e tem como objetivo promover o uso consciente da energia, contribuindo para a economia nas contas dos clientes e para a preservação do meio ambiente.
Cadastro na Tarifa Social
Além da troca de lâmpadas, os participantes poderão se cadastrar na Tarifa Social, benefício que garante a isenção total no consumo de energia até 80 kWh por mês para famílias de baixa renda inscritas no programa, sendo cobrados apenas impostos e taxas. O benefício faz parte da Medida Provisória 1300/2025 do Governo Federal.
Para receber o benefício, o consumidor deve estar enquadrado nos requisitos abaixo:
· Ter renda familiar mensal de até meio salário-mínimo por pessoa que vive na residência;
· Famílias com idosos de 65 anos ou pessoas com necessidades especiais que recebem BPC, o Benefício de Prestação Continuada da assistência social;
· Famílias inscritas no CadÚnico, com renda mensal de até 3 salários-mínimos, com pessoa portadora de doença ou patologia que demande o uso contínuo de aparelhos elétricos;
· Famílias indígenas e quilombolas;
· Estar inscrito no CadÚnico e com os dados atualizados no sistema;
· Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários-mínimos, que tenham no domicílio portador de doença ou pessoas com deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico exija o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo;
A Tarifa Social é concedida automaticamente para as famílias que têm direito, porém, caso o cliente se enquadre nos critérios e não esteja inserido, pode solicitar por meios dos canais de atendimento da EDP. Todas as informações sobre as regras do benefício estão disponíveis no site www.edp.com.br/tarifasocial. Mais informações podem ser acessadas pelo WhatsApp (27) 99772-2549, através do 0800 721 0707 e nas agências de atendimento presencial.
Com a validação dos dados, o desconto já é aplicado a partir da próxima fatura. Vale lembrar que não é obrigatório que o membro familiar seja o titular da conta de consumo, basta apenas informar o vínculo com o imóvel, e que só é permitido um beneficiário por instalação elétrica. Importante também sempre manter o cadastro atualizado junto ao CRAS do município.
Serviço:
Troca gratuita de lâmpadas por modelos LED + Cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica
Critérios para participação:
· Apresentar fatura de energia residencial atual;
· Levar documentos de identidade (RG e CPF);
· Entregar até 10 lâmpadas incandescentes, halógenas e/ou fluorescentes compactas em funcionamento;
· Ser cliente da área de concessão da EDP.
Confira os locais e datas:
Terminal de Campo Grande – Cariacica
Quando: Começou no dia 04 de agosto e vai até 29 de agosto (segunda a sexta-feira)
Horário de atendimento: 8h às 16h
Terminal de Itaparica – Vila Velha
Quando: 01 a 19 de setembro (segunda a sexta-feira)
Horário de atendimento: 8h às 16h
Terminal de Carapina – Serra
Quando: 22 setembro a 10 outubro (segunda a sexta-feira)
Horário de atendimento: 7h às 16h
Terminal de Itacibá – Cariacica
Quando: 13 a 24 de outubro (segunda a sexta-feira)
Horário de atendimento: 8h às 16h

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