
Evento que contou com shows de Pabllo Vittar, BaianaSystem, Marina Sena e Caetano Veloso ainda arrecadou mais de 35 toneladas de alimentos que serão destinados a instituições de apoio comunitário
O Parque da Prainha, em Vila Velha, foi o centro da cultura no Espírito Santo no último fim de semana. O Movimento Cidade se consolidou como maior festival de artes integradas do Estado ao reunir mais de 100 mil pessoas nos três dias de evento, de sexta-feira (15) a domingo (17). Como a entrada do Festival MC, que aconteceu na sexta e no sábado, é gratuita, o público pôde sair e entrar várias vezes. Somente no sábado, dia do show da cantora Pabllo Vittar, foram contabilizadas mais 18 mil pessoas ao mesmo tempo no Parque da Prainha.
Além do sucesso de público, o conjunto dos três dias teve impacto social expressivo: foram arrecadadas 37 toneladas de alimentos destinados a instituições de apoio comunitário. Ao longo dos três dias, a Prainha foi transformada em um grande território criativo, reunindo música, audiovisual e manifestações populares. No palco, passaram outros grandes nomes como BaianaSystem, Yago Oproprio, FBC, Os Garotin, MC Luanna, entre vários outros. Ao todo, foram mais de 20 atrações.
“O Movimento Cidade se reafirma como um dos maiores momentos multiculturais do Espírito Santo. Nesses três dias, mostramos a história e a identidade do estado como também mostramos a força do projeto, que dialoga com cultura, diversidade e impacto social. Estamos nos nacionalizando, atraindo públicos de vários estados e nos consolidando como parte desse circuito que movimenta a economia criativa e fortalece a cena cultural do país. Esse é apenas o começo da história de um festival capixaba, mas que já pertence ao Brasil”, afirmou Luísa Costa, sócia do Movimento Cidade.
Além da música, o Movimento Cidade levou ao público cinema ao ar livre, intervenções artísticas, batalhas de dança e graffiti, roda de congo e folia de reis, reforçando sua proposta de valorizar a diversidade cultural brasileira. O Movimento Cidade ainda contou com um after oficial este ano, o NAV, na quadra da MUG, com atrações como Valesca Popozuda e Irmãs de Pau.
O festival também promoveu o Pequeno MC, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vitória, com programação gratuita dedicada às crianças e adolescentes, reunindo teatro, contação de histórias, oficinas e atividades ao ar livre.
Movimento Cidade
O Movimento Cidade 2025 é apresentado pela Petrobras e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, do Sebrae e do Sesc Espírito Santo. Foi fomentado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2024 - Eventos Artísticos Calendarizados. Conta com apoio do Sesc Mesa Brasil e institucional da Prefeitura de Vila Velha e da Secretaria da Cultura, Governo do Espírito Santo. A coprodução é do Instituto Movimento Cidade. É uma realização da Movimento Cidade Projetos Criativos, Triz Comunicação e Cultura e do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Federal.

Postar um comentário