DESTAQUE

Donald Trump morreu? Boato falso circula pelas redes sociais


Desde a madrugada deste sábado, 30, redes sociais foram lotadas de postagens sugerindo a morte do presidente norte-americano; entenda


Na madrugada deste sábado, 30, rumores circulavam nas redes sociais sugerindo que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria falecido. O alicerce dessa especulação se baseava na ausência de compromissos em sua agenda para o fim de semana, na falta de declarações públicas desde a última terça-feira e na divulgação de uma imagem que mostrava um hematoma em sua mão.


Adicionalmente, a decisão da Casa Branca de hastejar a bandeira americana a meio-mastro foi interpretada por alguns como um sinal de luto. Um usuário da plataforma X expressou preocupação: “Atenção! A bandeira da Casa Branca foi colocada a meio-mastro — algo que só acontece quando um presidente morre ou quando o país está em luto oficial.”


Boato falso

No entanto, essas alegações foram rapidamente desmentidas. Uma fotografia capturada pela Agência France-Presse (AFP) na manhã deste sábado mostra Trump acompanhado de sua neta, Kai Trump, deixando a Casa Branca em direção ao campo de golfe Trump National, localizado em Sterling, Virgínia.


A correspondente da Globo em Washington, Raquel Krahenbühl, relatou que a agenda do ex-presidente não previa atividades oficiais para este final de semana e destacou que uma equipe de jornalistas estava se preparando para acompanhar seu dia no campo de golfe.


Às 10h38 deste sábado, a conta “Inside Paper” publicou um registro da chegada de Trump ao seu campo de golfe. Nas imagens divulgadas, ele é visto cumprimentando pessoas à entrada do local, trajando uma camisa branca e o icônico boné vermelho com o lema “Make America Great Again”.


Sobre a bandeira a meio-mastro, um comunicado emitido pela Casa Branca em 27 de agosto esclareceu que essa medida foi adotada em decorrência do ataque ocorrido em Minneapolis, onde um atirador atacou uma igreja, resultando na morte de duas crianças e deixando outras 17 feridas.


O comunicado estabeleceu: “Ordeno, por meio deste, que a bandeira dos Estados Unidos seja hasteada a meio-mastro na Casa Branca e em todos os edifícios e terrenos públicos, em todos os postos militares e bases navais, bem como em todos os navios da Marinha do Governo Federal no Distrito de Columbia e em todo o território dos Estados Unidos, incluindo seus territórios e possessões, até o pôr do sol de 31 de agosto de 2025.”

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário