Vacina contra meningite ACWY continua disponível em todas as unidades de saúde de Linhares

Em Linhares, todas as 32 salas de vacinação que funcionam nas unidades de saúde dos bairros e do interior continuam aplicando a vacina meningocócica ACWY, que protege contra quatro sorogrupos da bactéria causadora da meningite: A, C, W e Y.
As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Para vacinar, basta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde com a caderneta de vacinação da criança e um documento de identificação.
A imunização é direcionada principalmente para crianças que completaram 1 ano de idade e que, por algum motivo, estão com o esquema vacinal atrasado. De acordo com a coordenadora de Imunização de Linhares, Ruthleia Gerhardt Vieira, não há necessidade de agendamento ou de ir em dias específicos.
"A vacina está disponível em todas as nossas salas de vacina, todos os dias, porque o frasco é monodose. Isso garante mais flexibilidade para os pais e responsáveis levarem suas crianças com segurança e comodidade", destacou.
A vacina ACWY é fundamental na prevenção de formas graves da meningite e pode ser aplicada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias em crianças que ainda não receberam o reforço previsto no calendário vacinal.
Ruthleia reforça que o município está abastecido com doses suficientes. "Temos doses disponíveis, e é importante que os pais saibam que, mesmo que a criança esteja com a vacina atrasada, ainda pode receber o reforço. A recomendação é procurar a unidade mais próxima e manter a caderneta de vacinação em dia", orientou.
O secretário de Saúde de Linhares, Alexandre Marim, também alertou para a importância da imunização como forma de proteção coletiva. "Vacinar é um ato de responsabilidade e cuidado com o próximo. A meningite é uma doença grave, mas pode ser prevenida com a vacinação. Estamos garantindo o acesso pleno à vacina em todas as regiões da cidade para proteger nossas crianças", afirmou.

Postar um comentário