CIDADES

Iniciativa estimula o consumo consciente de energia e beneficia clientes residenciais com modelos LED mais eficientes


Iniciativa estimula o consumo consciente de energia e beneficia clientes residenciais com modelos LED mais eficientes


Vitória, 14 de julho de 2025 - A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, inicia nesta segunda-feira, 14, uma ação itinerante para troca gratuita de lâmpadas nos terminais de ônibus da Grande Vitória. Clientes atendidos pela empresa poderão substituir até 10 lâmpadas antigas por modelos LED, que consomem menos energia e têm maior durabilidade. Além disso, os clientes poderão se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que garante isenção total no consumo de até 80 kWh por mês para famílias de baixa renda, sendo cobrados apenas impostos e taxas.

O primeiro ponto de atendimento será no Terminal de Laranjeiras, na Serra, até o dia 25 de julho. Depois, a estrutura segue para Campo Grande, em Cariacica, onde fica de 28 de julho a 15 de agosto, e para Itaparica, em Vila Velha, de 18 a 29 de agosto.

Depois, a ação retorna para o município da Serra e estará no Terminal de Carapina, de 01 a 12 de setembro. Ainda no mês, o atendimento ficará em Itacibá, Cariacica, de 15 a 26 de setembro. Entre os dias 29 de setembro e 10 de outubro, a troca de lâmpadas acontecerá no Terminal de São Torquato, em Vila Velha, Finalizando a programação em Jacaraípe, entre os dias 13 e 24 de outubro. O atendimento acontece sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Os consumidores poderão entregar até 10 lâmpadas antigas e receber, sem custo, a mesma quantidade com tecnologia LED. Para participar, basta apresentar documento de identidade, CPF e a última fatura de energia com classificação residencial.

A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da EDP, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com o objetivo de estimular o uso eficiente da energia elétrica em benefício da sociedade e do meio ambiente.

As lâmpadas LED oferecem uma combinação de economia de energia, longa vida útil, maior visibilidade e baixo impacto ambiental, tornando-as uma escolha cada vez mais adotada e recomendada para iluminação pública, residencial, comercial e industrial. A iluminação das residências, dependendo do hábito de consumo familiar, pode representar cerca de 15% do consumo total de energia.

Desconto na conta de energia

Além da troca de lâmpadas, os participantes poderão se cadastrar na Tarifa Social, benefício que garante a isenção total no consumo de energia até 80 kWh por mês para famílias de baixa renda inscritas no programa, sendo cobrados apenas impostos e taxas. O benefício faz parte da Medida Provisória 1300/2025 do Governo Federal.

Para receber o benefício, o consumidor deve estar enquadrado nos requisitos abaixo:

- Ter renda familiar mensal de até meio salário-mínimo por pessoa que vive na residência;

- Famílias com idosos de 65 anos ou pessoas com necessidades especiais que recebem BPC, o Benefício de Prestação Continuada da assistência social;

- Famílias inscritas no CadÚnico, com renda mensal de até 3 salários-mínimos, com pessoa portadora de doença ou patologia que demande o uso contínuo de aparelhos elétricos;

- Famílias indígenas e quilombolas;

- Estar inscrito no CadÚnico e com os dados atualizados no sistema;

- Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários-mínimos, que tenham no domicílio portador de doença ou pessoas com deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico exija o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo;

A Tarifa Social é concedida automaticamente para as famílias que têm direito, porém, caso o cliente se enquadre nos critérios e não esteja inserido, pode solicitar por meios dos canais de atendimento da EDP. Todas as informações sobre as regras do benefício estão disponíveis no site www.edp.com.br/tarifasocial. Mais informações podem ser acessadas pelo WhatsApp (27) 99772-2549, através do 0800 721 0707 e nas agências de atendimento presencial.

Com a validação dos dados, o desconto já é aplicado a partir da próxima fatura. Vale lembrar que não é obrigatório que o membro familiar seja o titular da conta de consumo, basta apenas informar o vínculo com o imóvel, e que só é permitido um beneficiário por instalação elétrica. Importante também sempre manter o cadastro atualizado junto ao CRAS do município.

Serviço:

Troca gratuita de lâmpadas por modelos LED + Cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica

Critérios para participação:

· Apresentar fatura de energia residencial atual;

· Levar documentos de identidade (RG e CPF);

· Entregar até 10 lâmpadas incandescentes, halógenas e/ou fluorescentes compactas em funcionamento;

· Ser cliente da área de concessão da EDP.



Confira os locais e datas:

Terminal de Laranjeiras – Serra


Quando: de 14 a 25 de julho (segunda a sexta-feira)
Horário de atendimento: 7h às 16h



Terminal de Campo Grande – Cariacica

Quando: 28 de julho a 15 de agosto (segunda a sexta-feira)
Horário de atendimento: 7h às 16h



Terminal de Itaparica – Vila Velha

Quando: 18 a 29 de agosto (segunda a sexta-feira)
Horário de atendimento: 7h às 16h



Terminal de Carapina – Serra

Quando: 01 a 12 de setembro (segunda a sexta-feira)
Horário de atendimento: 7h às 16h



Terminal de Itacibá – Cariacica

Quando: 15 a 26 de setembro (segunda a sexta-feira)
Horário de atendimento: 7h às 16h



Terminal de São Torquato – Vila Velha


Quando: 29 de setembro a 10 de outubro (segunda a sexta-feira)
Horário de atendimento: 7h às 16h



Terminal de Jacaraípe – Serra


Quando: 13 a 24 de outubro (segunda a sexta-feira)
Horário de atendimento: 7h às 16h

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário