ESTADO

Formemus abre projeto para moradores da periferia e interior do ES


Iniciativa vai selecionar 20 participantes para viverem uma imersão gratuita no maior evento do setor no Espírito Santo, que acontece em agosto na Ufes


No universo da música, uma chance pode mudar todo o futuro de um artista. No Espírito Santo, essa oportunidade existe em forma de projeto para dar um empurrão na carreira musical de quem quer viver da arte dos sons. O Formemus 2025, um dos maiores festivais e encontros de mercado da música do Brasil, está com chamada aberta para o projeto Conexão Periferia & Interior, que busca jovens protagonistas em suas comunidades para uma experiência completa de imersão, aprendizado e conexão com profissionais de todo o país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 28 de julho de 2025, no site oficial do evento: www.formemus.com.br.

O chamamento é voltado para jovens entre 16 e 29 anos, moradores da periferia da Grande Vitória e do interior do Espírito Santo, que tenham relação com a música — seja como músicos, estudantes, produtores ou técnicos — e que desejam dar os primeiros passos rumo à profissionalização de suas carreiras.

Participar de eventos de mercado é fundamental para quem deseja transformar talento em carreira. Para artistas de territórios periféricos, que enfrentam frequentemente barreiras de acesso, esse tipo de vivência representa um salto estratégico: é onde se aprende sobre os bastidores da indústria, se constrói uma rede de relacionamentos, se apresenta trabalho e se acessam oportunidades concretas de circulação e profissionalização.

"O Formemus entende que garantir esse acesso é um passo essencial para ampliar a diversidade e o dinamismo do setor musical brasileiro. Mais que uma participação, trata-se de uma porta de entrada para redes de contatos no mercado da música, oportunidades e fortalecimento de trajetórias periféricas, alinhando-se ao compromisso do Formemus com a diversidade, a equidade e o protagonismo juvenil nas transformações do mercado da música", destaca Daniel Morelo, organizador do Formemus.

Evento pagará bolsa

Entre os dias 27 e 30 de agosto, os selecionados terão acesso gratuito a todas as atividades do Formemus, que será realizado no Teatro da Ufes, em Vitória. Além do conteúdo formativo e das oportunidades de networking com grandes players da indústria musical nacional, os jovens também contarão com apoio financeiro: transporte, alimentação, hospedagem (para quem vem do interior) e uma bolsa de R$ 300 pela participação integral.

A seleção será feita pela curadoria do evento com base em critérios como localização, faixa etária, classe social, histórico pessoal e motivações apresentadas no formulário. A proposta é ampliar a diversidade de vozes e olhares dentro do evento, promovendo a democratização do acesso ao mercado da música, sem qualquer tipo de discriminação de gênero.

“Acreditamos no potencial transformador da arte e da cultura, e queremos que jovens talentos do Espírito Santo tenham a chance de se enxergar nesse mercado, ocupar espaços e ampliar seus horizontes”, reforça Daniel Morelo.

Formemus

O Formemus é um projeto consolidado de formação para o mercado da música, com ações de difusão, que reúne diversos agentes da cadeia produtiva para 4 dias de shows, encontros, rodadas de negócios, painéis, workshops e atividades de formação.

Com Patrocínio Master da Petrobras, o Formemus é realizado pela MM Projetos Culturais e Ministério da Cultura, via Lei Rouanet. O evento acontece no Campus da Universidade Federal do Espírito Santo e o Teatro Universitário.

Chamamento Conexão Periferia & Interior – Formemus 2025
Inscrições: até 28 de julho de 2025
Evento: 27 a 30 de agosto, no Teatro da Ufes, em Vitória
Público-alvo: jovens de 16 a 29 anos, moradores da periferia da Grande Vitória e do interior do ES
Inscrições e regulamento: www.formemus.com.br
Informações: formemus@gmail.com | (27) 3376-1674 | WhatsApp: (27) 99930-1103
Redes sociais: @formemus
Postar um comentário

Postar um comentário