DIÁRIO AGRO
Mais criterioso e bem informado: novo perfil do comprador rural é debatido durante convenção da Cooabriel
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Tecnologia e inovação vêm sendo cada vez mais associadas ao campo, trazendo mudanças significativas nos processos produtivos, nas técnicas de manejo e, claro, na relação entre produtividade e qualidade dentro das propriedades rurais. Mas o que se observa com relação ao perfil do comprador rural nos últimos anos?
“O comprador está mais criterioso, seletivo e muito mais informado”, considerou o especialista em vendas e liderança no agronegócio, Nathan Lima, durante a terceira edição da Convenção Técnica e Comercial da Cooabriel. A transformação no perfil de compras do produtor rural foi um dos temas centrais do evento, que reuniu cerca de 70 colaboradores da cooperativa, entre gerentes, consultores técnicos e comerciais.
Lima ressaltou que o profissional de vendas precisa ir além da oferta de produtos. “Hoje, um grande diferencial é oferecer inteligência de mercado. Dentro da propriedade, o produtor domina a atividade; o que muitas vezes falta é conhecimento sobre o mercado em que está inserido. O profissional que está preparado para munir o produtor com essas informações pode contribuir diretamente para que o negócio rural alcance resultados mais efetivos e se torne mais lucrativo”, explicou.
Para ele, o atendimento, a assistência prestada, o nível de informação compartilhado e a conexão construída com o cliente são elementos fundamentais para gerar engajamento com a marca. “Venda boa para o cliente é aquela que agrega valor e gera resultado para ele.”
O agrônomo também enfatizou a importância de construir relações comerciais sustentáveis e de longo prazo no agronegócio. “Vender bem no agro é manter uma carteira saudável, com frequência de negócios e qualidade na entrega. Isso não apenas movimenta a empresa, mas garante que o produtor tenha resultados na sua produção também”, concluiu Nathan Lima.

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