EDP e Polícia Civil flagram furto de energia em fazenda de café de Vila Valério
Concessionária alerta que o furto de energia é crime e pode causar graves acidentes
Vitória, 07 de maio de 2025 – Equipes técnicas da EDP e a Polícia Civil, flagraram um caso de furto de energia elétrica durante inspeção realizada em uma propriedade rural localizada no Córrego Paraju, no município de Vila Valério, no noroeste do Espírito Santo. No local, foram identificadas duas irregularidades: uma ligação direta e uma fraude no medidor de energia.
Segundo o levantamento realizado durante a ação, a energia desviada abastecia duas residências, três secadores e uma máquina de pilar café. Parte da energia consumida passava pelo medidor adulterado e outra via ligação direta, o que impedia o registro correto do consumo de energia para fins de faturamento, impossibilitando a cobrança real por parte da EDP, caracterizando o furto de energia.
O responsável pela propriedade acompanhou a inspeção e foi conduzido à delegacia regional de Nova Venécia para a adoção das medidas legais cabíveis.
A operação contou com o apoio de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic) de Vitória, peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica e técnicos da EDP.
Crime e consequências
O furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: "Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa."
Além do processo criminal, o responsável deverá ressarcir a EDP pelos valores correspondentes à energia não faturada durante o período da fraude, conforme previsto na Resolução da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), além dos custos administrativos.
A EDP alerta que esse tipo de prática, além de ilegal, representa grave risco à segurança da população, podendo provocar sobrecargas, danos à rede elétrica e acidentes com vítimas. A distribuidora reforça que denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais oficiais de atendimento.

Postar um comentário