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Audiência Pública vai debater Ferrovia Santa Leopoldina a Anchieta nesta quarta-feira (29), em Vitória
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Foto: Divulgação/EFVM |
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a audiência “é um instrumento essencial de transparência e controle social.”
O acesso ao encontro, de acordo com a ANTT, é aberto “a todo e qualquer cidadão que tenha interesse em participar presencialmente ou virtualmente, garantindo ampla inclusão no processo decisório.” O comunicado do local da audiência saiu publicado na última segunda-feira (20) no Diário Oficial da União, assinado pelo Ministério dos Transportes/ANTT/Superintendência de Concessão da Infraestrutura, sob o título” Comunicado Relevante Nº 1/2025, de 16 de janeiro de 2025.”
Vale evita dar detalhes
Procurada, a Vale evitou dar detalhes e enviou para o Grafitti News o seguinte comunicado padrão formal: “A Vale está desenvolvendo do projeto do Ramal Anchieta, uma extensão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), entre os municípios de Santa Leopoldina e Anchieta, no ES. O projeto está sob análise do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).”
Foi o Ministério dos Transportes, através de nota enviada pela sua Assessoria, quem deu maiores informações. Segundo a nota, o projeto do Anel Ferroviário Sudeste está dividido em dois trechos: o greenfield (designam projetos que iniciam do zero, como uma ‘start up’, que será construído do zero), e o brownfield (expansão ou revitalização de projeto já existente)., que irá utilizar o trecho ocioso da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
A primeira fase, referente ao trecho greenfield, contempla cerca de 170 quilômetros, conectando Anchieta (ES) a São João da Barra, no Porto do Açu (RJ). Para viabilizar o empreendimento e atrair investimentos privados, o governo federal irá aportar recursos visando aumentar a taxa interna de retorno do projeto, informou o Ministério dos Transportes na sua nota enviada a este portal de notícias.

EF-118
“Com o acordo, a Vale irá integrar o projeto da (estrada de ferro/EF) EF-118 ao traçado da Estrada de Ferro Vitória-Minas e incorporá-lo ao contrato. O Ministério dos Transportes irá enviar a diretriz para a execução do trecho à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em breve e então ela será publicada”, diz a nota.
O cronograma detalhado será definido em conjunto com a ANTT, mas os trabalhos já estão em estágio avançado, com o processo de licenciamento ambiental em andamento junto ao governo do estado. As audiências públicas, organizadas pela ANTT, já estão agendadas e divulgadas. A primeira ocorrerá em Brasília no dia 27/01, seguida por Vitória (29/01) e Rio de Janeiro (31/01). Após essa etapa, o projeto será submetido ao Tribunal de Contas da União (TCU). A previsão é que o edital para o leilão seja publicado ainda em 2025. O projeto é elaborado para o transporte de cargas: carvão, minério de ferro, contêineres, ferro gusa, concentrado de cobre e Ferro Briquetado a Quente (HBI).
Expectativa de prefeitos
A EF 118 se iniciará através de uma conexão com a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) no extremo leste do município de Santa Leopoldina, onde a ferrovia atual passa nesse município em um trecho de cerca de 5 Km, no Distrito de Djalma Coutinho. A região onde a EFVM passa dentro de Santa Leopoldina é rural. Pelo que já foi anunciado, a EF-118 vai descer desse entroncamento com a EFVM, descendo pelo distrito de Mangarai, em Santa Leopoldina, em direção a Cariacica, Vila Velha, Guarapari e chegando a Anchieta.
O novo prefeito de Santa Leopoldina, Fernando Castro Castro Rocha (PDT), em entrevista a este portal, disse que o novo traçado ferroviário dentro de seu município traz oportunidade de desenvolvimento econômico. “Com a obra da ferrovia, mais ainda avança as perspectivas de nós temos uma oportunidade de também entrar como uma oportunidade de ações de polo logístico e tanto da Rodovia do Contorno quanto da Ferrovia Vitória-Minas e essa nova ferrovia”, destacou.
“Não tenho dúvida que vai impactar positivamente o município de Santa Leopoldina com essa nova oportunidade. Eu, inclusive, comparo um pouco com o que aconteceu com a Serra. No passado, na década de 1970, que era um município rural, que tinha aqueles polos de desenvolvimento no Porto de Tubarão, acabaram impactando positivamente a Serra na mesma proporção. Acredito que a gente tem a oportunidade de Santa Leopoldina entrar a forma logística que a região da Grande Vitória já tem.”, disse Fernando Castro.
Ele completou dizendo que já tem um diálogo iniciado com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, de a Prefeitura de Santa Leopoldina identificar uma área no território do município para implantar um polo de logística, de apoio, “para que a gente receba uma atividade de logística em uma área próximo a essa ferrovia.”
Prefeito de Vila Velha comemora
O prefeito de Vila Velha (ES), Arnaldo Borgo Filho, o Arnaldinho (Podemos), destacou que a EF-118, “a iniciativa é um marco para o desenvolvimento econômico local e regional.” E ressaltou: “Este novo ramal ferroviário representa não apenas um avanço logístico, mas uma mudança de paradigma para o setor produtivo canela-verde e capixaba, pois vai garantir a conexão do Estado a novas possibilidades e fortalecer a posição estratégica de Vila Velha no setor logístico nacional.”
E completa: ““A nova ferrovia vai conectar diversos segmentos industriais e comerciais da região Centro-Oeste e dos municípios capixabas, principalmente Vila Velha, que abriga o maior complexo portuário do Estado. Este é um projeto estruturante que virá acompanhado de novas oportunidades e por isso se reveste de elevada importância econômica”, destacou Everaldo Colodetti, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.”
Ramal Santa Leopoldina - Anchieta
Projeto
O projeto desse ramal é uma extensão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e será construído pela Vale, por conta de um acordo feito por conta da renovação do contrato de concessão junto à União. Com o investimento reduz parte do valor da outorga. A linha férrea terá extensão de cerca de 80 km, com uma conexão ao pátio ferroviário do Porto de Ubu.
Situação atual
A expectativa é que esse primeiro trecho da EF-118 deverá sair do papel até 2027. Além dos 80 Km serão acrescidos mais 20 Km de alças ferroviárias até o porto privado da Samarco, o que faz com que o traçado venha a ter um total de 100 Km. Já foram concluídos os estudos ambientais, de traçado, geofísicos, imobiliários, entre outros. Agora faltam os estudos de risco ambiental para as alças de Ubu. A mineradora prevê que em 60 meses estará dando início ao projeto, assim que obtiver as licenças e a liberação das áreas para as obras.
Custo
R$ 6 bilhões.
Investidor
Serviço:
Sessão Pública presencial
Data: 29 de janeiro de 2025
Cidade: Vitória (ES)
Horário: 09h30
Local: Federação das Indústrias do Espírito Santo – FINDES, Av. Nossa Sra. da Penha, 2053 – Santa Lúcia – Vitória – ES
Fonte: Grafitti News

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