O desfile faz parte dos festejos de São Benedito 2024 no município
No próximo sábado (21), as crianças e jovens das comunidades tradicionais do congo vão abrilhantar ainda mais os festejos de São Benedito, na Serra Sede. Trata-se do desfile das bandas de Congo Mirim nas principais ruas do Centro da Serra. A concentração dos grupos acontece às 18 horas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Serra Sede, localizada na Avenida Getúlio Vargas.
O desfile tem o objetivo de fortalecer a cultura do congo na Serra e possibilitar um dia festivo para os jovens congueiros. O desfile faz parte dos festejos de São Benedito 2024 no município.
“É um momento único, em que as crianças e jovens se encontram e se sentem inseridos nos festejos. Momento no qual vão demonstrar suas habilidades e ensinamentos, que aprenderam com seus pais, avós e parentes, mestres e rainhas. Uma forma de incentivar as crianças e os jovens a darem continuidade à preservação da cultura congueira serrana”, destaca a festeira de São Benedito, Terezinha Pimentel.
A Festa de São Benedito 2024 continua nos dias 25, 26 e 27 de dezembro, na Serra Sede, com a tradicional puxada do navio e fincada do mastro, em frente à igreja matriz Nossa Senhora da Conceição. O ciclo folclórico na Serra Sede se encerra no domingo de Páscoa, com a tradicional Derrubada do Mastro de São Benedito, em frente à igreja matriz.
História
O projeto Congo Mirim foi iniciado nos anos 1980 nas comunidades de Nova Almeida e Serra Sede. Nos anos 2000, o congo mirim foi inserido ao Ciclo Folclórico Religioso da Serra Sede, que foi quando surgiu o Desfile das Bandas de Congo Mirins. O evento acontece sempre no mês de dezembro, após a Cortada do Mastro. O Desfile foi criado para fortalecer a cultura do congo na Serra e possibilitar um dia específico festivo para os jovens congueiros. O município da Serra conta com nove Bandas de Congo Mirins, inseridas nas comunidades tradicionais.
Realização
A realização é da Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra), Prefeitura da Serra, Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e o Ministério da Cultura – Governo Federal e tem patrocínio do Banestes.
O evento conta com recursos das leis de incentivo à cultura: Lei Rouanet, Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e Lei Paulo Gustavo (LPG).

Postar um comentário