DESTAQUE

Com mais de 2,4 mil inscritos, Caminho do Imigrante acontece nesta quarta (1º), no ES


Está chegando a hora! Nesta quarta-feira (1º de maio), feriado do dia trabalho, o Caminho do Imigrante vai reunir centenas de pessoas nas montanhas entre Santa Leopoldina e Santa Teresa, na região central serrana do Espírito Santo. Nesta edição, o evento também faz parte das comemoração aos 150 anos de Imigração Italiana no Estado. O evento está em sua 20ª edição e reúne andarilhos, corredores de rua amadores e profissionais e ciclistas de diversas cidades do Estado. 

De acordo com o Arquivo Público do Espírito Santo, um dos apoiadores do evento, até o final da manhã desta terça-feira (30), cerca de 2.480 pessoas já haviam se inscrito  para a caminhada de 28 km.


O “Caminho do Imigrante” segue a estrada “Bernardino Monteiro”, inaugurada em 1919. Ela foi construída obedecendo ao traçado da antiga trilha aberta pelos italianos que fundaram Santa Teresa, em 1874, reconhecida oficialmente como a primeira cidade de colonização italiana do Brasil. Para a definição do itinerário foram consideradas as descrições contidas nos documentos do APEES e as informações que estão em livros como: “Karina”, de Virginia Tamanini e “Canaã”, de Graça Aranha, que possuem referências a esse percurso. Essa parte da história capixaba é retomada pelos caminhantes como uma homenagem aos seus familiares.

150 anos da imigração italiana

Este ano o “Caminho do Imigrante” está inserido na programação dos 150 anos da Imigração Italiana no Espírito Santo-Brasil em referência à chegada, em 1874, da Expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, evento que inaugura a imigração em massa de italianos para o país. Ao todo, foram 388 camponeses - trentinos e vênetos - que embarcaram no navio à vela “La Sofia” e chegaram à capital Vitória em busca de oportunidades, trabalhos e vivências.

Parte desses imigrantes, que anteriormente seguiram para Santa Cruz (Aracruz), na Colônia Nova Trento, deixaram a propriedade de Tabacchi e seguiram em direção à Colônia de Santa Leopoldina, ao Núcleo Colonial de Timbuhy, onde atualmente está localizada a cidade de Santa Teresa.

De Vitória ao antigo porto do Cachoeiro de Santa Leopoldina os imigrantes seguiram em canoas, pelo rio Santa Maria da Vitória. E desse porto fluvial, as famílias subiram as montanhas, nas trilhas abertas em meio à densa mata Atlântica, em direção aos lotes agrícolas onde se instalaram, fizeram derrubadas e realizaram as primeiras plantações para o seu sustento. Esse é o Caminho do Imigrante, com o mesmo traçado, que liga as duas cidades, por onde caminharam os primeiros imigrantes italianos, há 150 anos.

Para celebrar a data, no decorrer de 2024, haverá em todo o Estado uma ampla programação com atividades culturais que envolvem músicas, danças, religiosidade e comidas típicas.

Percurso 


Atalho para Valsugana Velha, aonde se instalaram os primeiros imigrantes italianos, elimina o asfalto. 

Adeus asfalto! Era a parte da caminhada mais complicada e cansativa. Agora, vamos passar por uma estrada cujo atalho fica no 20º Km, (3,2 Km antes do asfalto). É a estrada de Valsugana Velha, onde se instalaram os primeiros italianos. 

A chegada do novo percurso será exatamente na montanha atrás do hospital e do Centro de Eventos, onde termina a caminhada. Do alto, os participantes poderão vislumbrar toda a cidade de Santa Teresa. 

Em um trecho desse novo percurso existe um trilha de aproximadamente 1.500 metros por onde não será possível transitar com qualquer tipo de veículo. Ou seja, menos incômodo para os caminhantes. Além disso, o novo percurso tem mais sombra e água fresca. A paisagem é belíssima! Sem dúvida a caminhada ficará ainda mais emocionante!

Aquecimento com Marchinha de Carnaval

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Leopoldina vai realizar o Aquecimento em Preparação para a caminhada nesta terça-feira (30), com a Banda de Marchinha de Carnaval. O evento está previsto para iniciar às 20h na Praça da Independência, no Centro da cidade.

Programação – Caminho do Imigrante

Santa Teresa
4h às 4h30: Transporte para Santa Leopoldina

Santa Leopoldina
6h45: largada para ciclistas
7h: largada para andarilhos

Santa Teresa
12h: Almoço típico
12h às 13h: Apresentações culturais
16h: Transporte de retorno a Santa Leopoldina

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário