CARNAVAL DE VITÓRIA

Carnaval de Vitória: turismo, trabalho, renda, beleza e muita criatividade



Além da criatividade e da alegria no Sambão do Povo, os desfiles das 19 escolas de samba do Carnaval de Vitória garantem renda e ocupação para muita gente. 

Em meio às 35 mil pessoas que prestigiaram os dias de desfiles, os ambulantes foram essenciais, fornecendo alimentos, bebidas e outros produtos aos foliões, aproveitando para alavancar ainda mais as vendas.

A Prefeitura de Vitória, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), ofereceu um curso de qualificação para 210 ambulantes que desejavam trabalhar durante o Carnaval. O curso "Carna Qualifica" abordou temas como atendimento ao cliente, boas práticas de higiene e segurança alimentar.

"É uma grande oportunidade. A gente consegue tirar uma renda maior e está só começando. Hoje é o primeiro dia, mas amanhã tem mais", disse o ambulante da barraca Dogão e Cia, Lindinilson Silva, que vendeu cachorro-quente e pão com carne no Sambão do Povo.

Outra ambulante que se beneficiou do Carnaval foi a Luciene Paulo, que vendeu churrasquinho. "Hoje a venda está boa, mesmo chovendo. Graças a Deus, a PMV está dando muita oportunidade para a gente trabalhar. Trabalhamos no aniversário de Vitória, trabalhamos em Camburi, no Réveillon, na Arena, então nós tivemos muita oportunidade de trabalho. E eu gostei, todo mundo gostou do trabalho que ele está fazendo".

Devido ao sucesso alcançado pelo curso, uma nova edição será realizada na próxima quinta-feira (8), às 18 horas, no auditório do Senac, localizado em Bento Ferreira, com a abertura de 150 novas vagas.

Movimentação financeira

O evento traz, ainda, um impacto altamente positivo para a cadeia produtiva e econômica da capital. Para o Carnaval de Vitória 2024, estima-se que o evento supere a marca de R$ 40 milhões em movimentação financeira, representando um aumento significativo em comparação ao ano anterior. Além disso, espera-se que a festividade gere 6 mil empregos diretos e indiretos, consolidando-se como um importante catalisador de oportunidades de trabalho na cidade.

São motoristas de aplicativo, taxistas, ambulantes, costureiras, aderecistas, além do segmento de hotelaria, bares e restaurantes, beneficiados com o evento.

Turistas

A taxa de ocupação dos hotéis nesta época atinge a expressiva marca de 90%, refletindo o entusiasmo e a antecipação dos visitantes em participar do Carnaval de Vitória 2024.

Na edição deste ano, a expectativa é de que 4 mil turistas estiveram no Sambão do Povo. Andrew Wood, diretamente de Londres, veio assistir ao Carnaval pela primeira vez. Ele se impressionou com a energia contagiante e a música envolvente. "É uma experiência única e inesquecível. Estou impressionado com a paixão que os capixabas e os brasileiros têm pela cultura do Carnaval. A grandiosidade dos carros alegóricos, a dança e a dedicação de quem está na avenida são bonitos de se ver. Me sinto mergulhando em uma parte importante da cultura brasileira, e pretendo voltar a Vitória no ano que vem para assistir aos desfiles novamente".

Maria da Conceição e sua neta, Bianca Magalhães, vieram de Belo Horizonte. A avó veio no ano passado e retornou este ano trazendo a neta para assistir aos desfiles pela primeira vez. "É paixão de família, minha avó é alucinada com o Carnaval, e a gente aprendeu a gostar por causa dela. É muito legal ver de perto, a escolas estão muito bonitas. Eu não imaginava que era tão bonito, a gente não tem dimensão do Carnaval de Vitória. Com certeza vou voltar ano que vem".

Yasmim Rasque veio com um grande grupo de amigos e elogiou a grandiosidade da folia: "A festa do Carnaval de Vitória está linda demais! É exatamente o que precisávamos para darmos o pontapé de entrada dessa folia".

A comunhão entre locais e visitantes criou um ambiente acolhedor, em que as fronteiras se desfizeram no ritmo do samba. Entre tamborins e sorrisos, a conclusão é unânime: os desfiles das escolas de samba em Vitória proporcionaram momentos inesquecíveis e a certeza de que a folia capixaba conquistou mais corações pelo Brasil afora.

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário