GERAL

Tempestade solar atinge a Terra nesta segunda e pode provocar falhas tecnológicas

Imagem: Adobe Stock

Uma tempestade geomagnética atingiu a Terra nesta segunda-feira (22), segundo a física meteorológica espacial Tamitha Skov. A especialista escreveu no X, antigo Twitter, que a previsão era de que a nuvem de plasma solar atingiria o planeta por volta de meio-dia.

Skov adiantou ainda que possivelmente uma segunda tempestade poderá ocorrer nesta terça-feira (23). "Temos uma, se não duas #tempestadessolares indo para a Terra hoje! A primeira foi lançada perto da Região 3555. Espera-se que atinja o início do meio-dia de 22 de janeiro. A segunda é uma tempestade lateral lançada perto de 3559. Ela pode nos dar um golpe de raspão em 23 de janeiro", disse a especialista. 

Em outra publicação, a física alertou que usuários de GPS e rádio amador devem estar atentos a uma possível pane nos equipamentos devido à tempestade.

Como funciona uma tempestade solar?

Tempestades geomagnéticas ocorrem quando há uma ejeção de partículas solares em direção à Terra. A situação pode produzir "algumas das auroras mais brilhantes e ativas que se estendem mais em direção ao Equador", segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA).

"Embora essas tempestades não possam prejudicar-nos diretamente ou à natureza, são perturbadoras e potencialmente muito prejudiciais para a tecnologia. As correntes elétricas são induzidas na crosta terrestre e isso pode causar surtos e danos às redes elétricas. As comunicações e a navegação GPS podem ser interrompidas. Os voos aéreos em altas latitudes são propensos a doses de radiação, exigindo cancelamento ou reencaminhamento. E há um perigo para satélites e astronautas", afirmou o chefe do grupo de Física Solar da Universidade de Aberystwyth, no Reino Unido, Huw Morgan, em entrevista à Newsweek.

Postar um comentário

Postar um comentário