CIDADES

Prefeito Municipal e COMCAST dão posse às Conselheiras Tutelares de Santa Teresa

Cinco conselheiras irão assumir o mandado de 04 anos a frente da entidade Conselho Tutelar 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Teresa e a Prefeitura Municipal de Santa Teresa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizaram nesta terça-feira (09), a posse das conselheiras tutelares de Santa Teresa. O Processo de Escolha Unificado (eleição) aconteceu no dia 01 outubro 2023.
 
Estiveram presentes na solenidade de posse, o Prefeito - kleber Medici, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - Leticia Loss, Secretária Municipal de Assistência Social - Ivana Maria Massini da Costa, a Subsecretária de Assistencia Social - Iraci Carlini, Secretária Munciipal de Educação – Kátia Wietchesky, as conselheiras tutelares eleitas, seus familiares, membros da comunidade e servidores municipais.

As conselheiras empossadas foram: Sonia Elena Zanoni, Flaviana Maria Celestrino Secco, Brunella de Cássia Couto Biasutti, Nair Nunes leite e Larissa Comper Scottá. 

Para o Prefeito Kleber Medici, a função é nobre, de muito empenho e dedicação. 

“ Nossa gratidão a vocês que encerram o mandato hoje e o desejo de muita dedicação as que tomam posse. Esta é uma tarefa árdua, mas que envolve muita sensibilidade e amor, e vocês que foram escolhidas pela população teresense, algumas reconduzidas ao cargo. Muita força e contem com o nosso integral apoio”, parabenizou as empossadas. 

Ivana Massini, Secretária Municipal de Assistência Social, enfatizou o bom trabalho desenvolvido pelas conselheiras. 

“ Motivo de muito orgulho para nós saber que hoje não temos nenhuma criança em nosso abrigo. Isso é fruto de muito trabalho e de uma parceria entre o Conselho Tutelar, a Secretaria, o Conselho da Criança e do Adolescente, a Secretaria de Educação, que não medem esforços para garantir os direitos das nossas crianças. Não tem hora, não tem dia, feriado, finais de semana e nem distância, essa equipe trabalha incansavelmente com o mesmo objetivo, resgatar a dignidade e dar melhores condições de vida, de fortalecimento de vínculos familiares, encaminhamento pra rede objetivando apoio psicológico e estrutural na garantia de direitos", enfatizou Ivana. 

A função principal do Conselho Tutelar consiste na fiscalização do cumprimento dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. 

Seus membros são os principais responsáveis para fazer valer esses direitos e dar os encaminhamentos necessários para a solução dos problemas referentes à infância e à adolescência. 

As atribuições do Conselho, estão dispostas no Art. 136. do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Na cerimônia de Posse foi realizado leitura do Termo de Compromisso, proferido pela Conselheira Brunella de Cássia Couto Biasutti. 

“As Conselheiras aqui empossadas na função de Conselheiras do Conselho Tutelar de Santa Teresa, declaramos solenemente, perante as autoridades e comunidade deste Município, que nos comprometemos a exercer o mandato de conselheira tutelar, com dignidade, dedicação, amor, protegendo e defendendo os direitos das crianças e dos adolescentes, a fim de lhes proporcionar o desenvolvimento físico, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, bem como observar o estrito cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Municipal nº 2.462/2014 – que dispõe sobre o funcionamento do Conselho Tutelar e toda a legislação complementar da espécie”.
 
A solenidade de posse terminou com uma reflexão para todos: 
No silêncio das crianças há um programa de vida: sonhos. É dos sonhos que nasce a inteligência. A inteligência é a ferramenta que o corpo usa para transformar os seus sonhos em realidade. É preciso escutar para que a inteligência desabroche.  Rubem Alves

Papel dos Conselheiros Tutelares

Cabe aos membros do Conselho Tutelar atuar como mediadores entre as instituições governamentais, a comunidade e as famílias, com o objetivo de garantir direitos e assegurar o bem-estar das crianças e adolescentes.
O conselho Tutelar de Santa Teresa, foi criado em 07 de novembro de 1.995, em cumprimento ao disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal 8.069.
Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário