ESTADO

Congo, voo livre e observação de baleias no Espírito Santo são destaques no Salão Nacional do Turismo


O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), participou nos dias 15, 16 e 17 de dezembro do Salão Nacional do Turismo. O evento, que não acontecia há 12 anos, é organizado pelo Ministério do Turismo (MTur) e reuniu mais de 30 mil pessoas nos seus três dias. A feira ocupou um espaço de 25 mil metros quadrados na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Foram três dias de celebração e do reencontro do setor, que é o segundo maior gerador de empregos do país e responsável por 8% do PIB nacional.

 

Em diferente formato em relação a outras feiras de turismo, o Salão foi dividido em áreas temáticas, que contemplaram opções de cinco grandes eixos do turismo: sol e praia, natureza, turismo rural, cultural e tendências.

 

O Espírito Santo participou da feira apresentando diversas ações. No espaço “Sol e Praia”, o Instituto O Canal apresentou a observação de baleias no litoral capixaba. No segmento Rural, os visitantes puderam degustar o Café Carnielli, de Venda Nova do Imigrante. Em Tendências e Natureza, os capixabas foram representados pela Trilha de Longo Curso de Itaúnas, com representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e com o famoso voo livre, pela CIM Noroeste. Já o turismo cultural foi representado pelo Santuário de São José de Anchieta. Artesãos capixabas também estiveram presentes na feira.

 

O Espírito Santo também participou com outras ações. Na sexta-feira (15), a gastronomia capixaba esteve representada com uma aula show da tradicional torta capixaba, sob o comando da equipe gastronômica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Também na sexta e no domingo (17), a convite do Serviço Social do Comércio (Sesc), a Banda de Congo de São Benedito, do município de Serra, se apresentou e atraiu curiosos em conhecer a música capixaba.

 

“Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do Espírito Santo. No artesanato, na cultura, gastronomia e em nossas diversas potencialidades turísticas, como a observação de baleias e as opções de turismo de aventura, com voo livre e a trilha de Itaúnas. As feiras são excelentes oportunidades para aumentarmos o fluxo turístico e movimentarmos a cadeia produtiva em nosso estado. Deixa um gosto de ‘quero mais’ no visitante e é um convite para ele conhecer de perto o potencial turístico do nosso Estado”, destacou o secretário do turismo, Philipe Lemos.

 

Um dos espaços do salão foi dividido por regiões. O Espírito Santo esteve presente na macrorregião Sudeste, e técnicos da Setur representaram o Estado, apresentando as potencialidades capixabas para os principais players do turismo nacional, estudantes e visitantes da feira.

 

Prêmio Nacional

 

No último sábado (17), dentro da programação do Salão nacional do Turismo, aconteceu o Prêmio Nacional do Turismo, um reconhecimento às melhores práticas e talentos do setor no Brasil. A premiação teve um total de 471 inscritos, entre profissionais e iniciativas.

 

A Secretaria do Turismo ficou em 3º lugar na categoria “Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo”, com o Programa Qualificação para o Turismo. O projeto tem por objetivo melhorar a prestação de serviços turísticos e capacitar pessoas para atender às demandas do mercado de trabalho em diversas áreas do setor, como hotelaria e gastronomia.

 

Somente em 2023, atendendo às necessidades identificadas, o programa passou por 52 municípios e ofertou gratuitamente 1.150 vagas. Os cursos são realizados em parceria com o Senac. 

Postar um comentário

Postar um comentário