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Licenciamento ambiental da nova ferrovia que vai ligar Santa Leopoldina a Anchieta sairá em janeiro


O investimento, a ser realizado pela Vale, prevê 100 km de estrada de ferro. O prazo de execução é de 60 meses e as obras vão custar R$ 6 bilhões. O traçado passará pelos municípios de Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Anchieta.

A apresentação das novidades aconteceu na manhã desta quinta-feira (23) com a participação de mais de 150 pessoas no 18º Café Empresarial da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila). A ferrovia que será construída pela Vale e promete movimentar a economia municipal e estadual.

Danielle Pinto, gerente de Regulatório da Vale, apresentou o projeto que a empresa está desenvolvendo. “A ferrovia vai sair de Santa Leopoldina e vai até a Samarco, em Ubu, Anchieta, passando por Vila Velha, Cariacica, Viana e Guarapari. Os próximos passos são o licenciamento ambiental e as desapropriações. Serão mais de 1.500 contratações”.

Ainda segundo Danielle, essa iniciativa é um compromisso da empresa e que traz benefícios para todos. “Uma vez que a empresa ganha com a interação com a comunidade, que é um valor da Vale, e o Estado e o município de Vila Velha com o desenvolvimento do Sul do Estado”.


O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, ressaltou que o desenvolvimento da Região 5 será nítido com a chegada do projeto da Vale. “Cinquenta e quatro por cento de Vila Velha é rural e faz parte da Região 5, ou seja, ainda temos espaço para construir ordenadamente o município. Entendemos que são necessárias várias frentes. Estamos com o projeto para fazer a segunda ponte sobre o Rio Jucu, a fim de ter o pleno escoamento da Região 5. Também vamos dar início a uma Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) e dialogamos com quem quer investir em Vila Velha. Acreditamos no desenvolvimento e no planejamento estratégico e isso traz bons frutos”.

Ainda de acordo com o prefeito de Vila Velha, a cidade está preparada para contribuir com o andamento do projeto da Vale para que a instalação da ferrovia seja o mais breve possível, além de disponibilizar mão de obra para fazer a construção e manutenção do ramal.

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