COLUNA Adriano Lima Neves

UM REINADO SEPTUAGENÁRIO

Por Adriano Lima Neves 
Hoje o caro leitor de O Leopoldinense lerá na minha coluna uma história passada bem longe de Santa Leopoldina. Embora a nossa cidade tenha esse nome em homenagem a uma princesa, é de uma rainha que vou falar.

O mundo ficou consternado com a morte, no dia de ontem, 08 de setembro de 2022, aos 96 anos de idade, da mais popular rainha dos tempos modernos. Faleceu a Rainha Elizabeth II, ou Isabel II, se trouxermos para o português.

Apesar de existir muito mais fofocas do que registros importantes da vida da família real, o que é uma tradição dos famosos jornais ingleses em formato tabloide, quero aqui homenagear a rainha Elizabeth II com algumas passagens importantes do ponto de vista histórico de sua longa vida.

Elizabeth II nasceu em 21 de abril de 1926, na área de Mayfair, em Londres, e foi batizada como Elizabeth Alexandra Mary. Curiosamente, apesar de acharmos que o seu reinado abrangesse somente o Reino Unido, também se estendia ao Canadá, à Nova Zelândia, à Austrália, e a Rainha acumulava o cargo de chefe da Commonwealth, uma grande organização governamental composta por países independentes, além de comandante suprema da Igreja Anglicana e Comandante-chefe das Forças Armadas. Ascendeu ao trono no dia 6 de fevereiro de 1952, no auge dos seus 25 anos de idade, quando estava no Quênia com o marido Philip, em substituição ao pai doente durante uma viagem oficial pela Commonwealth. Em tempo de duração do reinado, Elizabeth II superou a Rainha Victoria, que reinou de 20 de junho de 1837 a 22 de janeiro de 1901, se tornando a monarca mais longeva com a coroa britânica e a segunda da história. Seu longevo reinado fez com que ela convivesse com 15 primeiros-ministros diferentes. O primeiro, Winston Churchill, nascido em 1874, foi o mandatário do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. A última foi a conservadora Liz Truss, recém eleita em 05 de setembro, que se encontrou com a Rainha na última terça-feira, dia 06, e que nasceu 101 anos depois de Churchill, em 1975. Elizabeth II também conheceu 14 presidentes norte-americanos no período de seu reinado. 

Elizabeth II, quando nasceu, não era cotada para assumir o trono, pois era a terceira candidata na linha de sucessão e ninguém imaginava que se tornaria rainha algum dia. Porém, seu tio abdicou ao trono e seu pai assumiu o reinado como George VI. Foi assim que ela ingressou como sucessora direta. 

Quando tinha apenas 14 anos, a então princesa Elizabeth decidiu que precisava fazer algo para ajudar os soldados de sua nação que atuavam na guerra contra os nazistas. Inicialmente, a garota realizava transmissões de rádio para tranquilizar crianças, e enviava mensagens de apoio para os homens e mulheres das forças armadas.

Aos 19, ingressou no exército, onde trabalhou no Serviço Territorial Auxiliar das Mulheres como motorista e mecânica, sendo a única mulher de sua família na época a conquistar um cargo no exército britânico.

Em fevereiro de 1945, pouco antes do fim da Segunda Guerra, Elizabeth fez parte do exército britânico, no Serviço Subterritorial Auxiliar. Ali, treinou como atiradora, motorista e mecânica. A rainha, no entanto, nunca foi para a frente de batalha.

Como curiosidades pitorescas da vida de Elizabeth II está o fato de ter participado de um curta metragem com James Bond (Daniel Craig). E ainda foi eleita a melhor "Bond girl".

Outro fato interessante para fechar essa homenagem à monarca Britânica é que desde pequena, a rainha é apaixonada por animais, principalmente cachorros da raça Pembroke Welsh Corgi, que possuía dezenas, e cavalos. Além disso, graças a um documento de 1324, Elizabeth também era dona de todos os golfinhos e baleias do Reino Unido, que acabaram de ficar órfãos.

Vá em paz Elizabeth !!










Postar um comentário

Postar um comentário