ECONOMIA

Convenção Capixaba de Associações Comerciais e Empresariais acontece no final de Julho em Vitória

 


A Associação Comercial e Empresarial do Espírito Santo (ACE-ES), em parceria com o Sebrae, a Faciapes, a Alper, a Benevix e o governo do estado, realiza no dia 29 de julho a Convenção Capixaba das Associações Comerciais e Empresariais - Espírito Santo Inovador, Dinâmico e Sustentável, com a presença do governador Renato Casagrande.


Na ocasião, Renato vai falar sobre inovação, dinamismo e sustentabilidade, em uma palestra que projetará o futuro do Espírito Santo no ano de 2030. O evento acontecerá no Hotel Golden Tulip da capital, Vitória, no dia 29 de julho, a partir das 9h.


"Estamos convidando líderes empresariais de todo o estado, para mostrar a força que as Associações Comerciais têm no Espírito Santo e discutirmos o futuro do nossos negócios em uma programação com muitas novidades para o fomento dos negócios capixabas", afirma Arthur Avellar, presidente da ACE-ES.
Estão na programação momentos para discutir empreendedorismo feminino, empreendedorismo jovem e o projeto Transformar, além de uma gincana empreendedora. 


Também serão celebrados os 50 anos da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Espírito Santo (Faciapes), com a entrega da Láurea Mérito Empresarial, que vai reconhecer importantes nomes para o empreendedorismo capixaba.


O evento é aberto para líderes de entidades empresariais e empresários de todo o estado. Para se inscrever, acesse www.bit.ly/convencaocapixaba.

Associações Comerciais: mais de 200 anos de história


O Sistema das Associações Comerciais, liderado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB, tem origem e sustentação nas associações comerciais de cada município brasileiro, muitas nascidas quando o país ainda era colônia portuguesa. Os primeiros pontos de reuniões de comerciantes surgiram na Bahia e no Rio de Janeiro, e todas tiveram como objetivo fortalecer, dignificar e proteger os que viviam em torno do comércio e em defesa da liberdade e da cidadania.


Em 1811, enquanto a Bahia ainda se reerguia da crise gerada pela saída da capital da Colônia para o Rio de Janeiro, 48 anos antes, o governador desta Capitania, D. Marcos de Noronha e Barro, oitavo Conde dos Arcos, recebia a autorização para construir a sede da Praça do Comércio, e em 1816, a entregava pronta. Nasceu, assim, a Associação Comercial da Bahia.


Em 1912, o presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Barão de Ibirocahy, reuniu em sua cidade os presidentes das associações dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe. Nascia aí a Federação das Associações Comerciais do Brasil, que, em 1963, passou a se chamar Confederação das Associações Comerciais do Brasil.

 

Atualmente, a CACB reúne mais de duas mil associações comerciais e empresariais, congregando mais de dois milhões de empresários.
Nos dois mil maiores municípios brasileiros, as associações comerciais agrupam representantes da indústria, do comércio, da agricultura, das instituições financeiras, dos serviços e dos profissionais liberais. Todos reunidos de forma espontânea e sem nenhum vínculo sindical.


Nesse contexto, há 50 anos, em 1972, nascia a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Espírito Santo - Faciapes, entidade que mudou a história empresarial do estado, contribuindo para a melhoria do ambiente de negócios e fomentando o crescimento econômico local.


Desde a sua criação, a Faciapes atua fortemente na defesa da livre iniciativa, em especial no âmbito das micro e pequenas empresas.


A entidade também se destaca por integrar o sistema da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil – CACB e por ser fundadora e participar ativamente do Conselho Deliberativo do Sebrae Espírito Santo.


Com o objetivo de contribuir para uma melhor gestão dos negócios capixabas, a Faciapes disponibiliza benefícios importantes, através das associações comerciais locais, como PLANO DE SAÚDE, CERTIFICADO DIGITAL, FACULDADE DO COMÉRCIO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - CBMAE-ES, SEGUROS, PLATAFORMA E-COMMERCE e MEIOS DE PAGAMENTOS.


Situada em um dos edifícios mais modernos da capital Vitória, o Global Tower, a Faciapes desenvolve um trabalho que, hoje, se funde com a realidade do estado do Espirito Santo, que experimenta ótima fase de crescimento econômico-social, com conquistas que muito orgulham o povo capixaba.


O Espírito Santo é o maior produtor nacional de café conilon e de ovos, o segundo maior produtor na indústria do petróleo e do gás e promove o terceiro maior evento religioso do Brasil, a Festa da Penha. De acordo com dados divulgados pelo governo do estado, a economia capixaba cresceu 8,1% em 2021, um resultado acima do Produto Interno Bruto do Brasil, que foi de 4,6%. Isso sem falar no crescimento de mais de 9% no setor de serviços.


Para a Faciapes é um grande orgulho fazer parte dessa história, de tantas conquistas. Vamos continuar na luta pelo fortalecimento das Associações Comerciais do estado e melhorando a competitividade e o desenvolvimento das empresas.


Conheça o Sistema das Associações Comerciais e venha fazer parte dessa história de sucesso!

Confira a programação do evento e inscreva-se!

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário