NOTÍCIAS

Palácio Anchieta recebe Exposição Fotográfica Aves de Caetés

O Palácio Anchieta, em Vitória, recebe, a partir desta terça-feira (03), a Exposição Fotográfica Aves de Caetés, que exibe 30 registros de aves silvestres feitos pelos fotógrafos Gustavo Magnago e Gabriel Bonfá. A mostra, que é uma iniciativa do Instituto Marcos Daniel, tem entrada gratuita e pode ser visitada até o dia 15 de junho deste ano. As escolas interessadas podem realizar o agendamento pelo telefone (27) 3636-1032. 

São fotos de aves que chamam atenção pelas suas cores, como o saíra-militar e a saíra beija-flor; outras pela imponência, como o gavião-pato e o gavião-pega-macaco; e ainda pela raridade, como a saíra-apunhalada, além de tucanos, beija-flores, entre outras espécies. Em cada imagem, o visitante encontra um QR-Code que o direciona para uma página com informações completas sobre cada ave, sendo possível, inclusive, ouvir seu canto.

A exposição, que pode ser visitada de segunda-feira a domingo para o público geral, das 9h às 17h, é uma pequena amostra da grande diversidade de aves da Mata de Caetés, que fica no limite dos municípios de Vargem Alta, Domingos Martins, Venda Nova, Castelo e Alfredo Chaves, e é umas das áreas mais ricas em aves no mundo. Segundo dados do Programa de Conservação da Saíra-apunhalada (PCSA), são 362 espécies de aves contabilizadas só na Mata de Caetés. Entre elas, seis são ameaçadas de extinção, com destaque para a saíra-apunhalada, com apenas 19 indivíduos.

A Mata de Caetés é uma região rica em biodiversidade e classificada internacionalmente como uma Área Importante para a Conservação de Aves (Important Bird Area ES-07) pela BirdLife International e está situada entre os Parques Estaduais da Pedra Azul e de Forno Grande.

A exposição também é uma forma de comemorar a criação de mais uma área protegida na região, a Reserva Kaetés, situada no município de Castelo, na região de Braço do Sul. A área foi criada pelo Instituto Marcos Daniel, em parceria com duas organizações internacionais, a Rainforest Trust e a American Birds Conservancy, e protege parte do território da saíra-apunhalada.

Serviço:

Exposição Fotográfica Aves de Caetés

Período: de 03 de maio até o dia 15 de junho de 2022 

Horário: de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h (público geral)

Local: Palácio Anchieta – Praça João Clímaco, 142, Centro, Vitória.  

Agendamento para escolas: (27) 3636-1032

Entrada gratuita




Postar um comentário

Postar um comentário