DESTAQUE

Nova ZCAS se configura sobre o BR no início de dezembro

Uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul, mais conhecida como ZCAS, volta a organizar sobre o Brasil ao longo desta semana. A expectativa é de bastante chuva em áreas do centro-norte do país.

Dezembro começa com ZCAS no Brasil

As projeções dos modelos meteorológicos indicam a formação da ZCAS na próxima quarta-feira, 01 de dezembro de 2021. Este sistema deve ficar ativo no Brasil pelo menos até o sábado, dia 04 de dezembro. 

Desta vez, o eixo da ZCAS tende a se posicionar mais ao norte: 

Com isso, a expectativa é que os primeiros dias de dezembro sejam marcados por chuva volumosa em muitas áreas do centro-norte do Brasil. Os estados que mais devem receber chuva são: Minas Gerais, norte do Rio De Janeiro, sul e interior da Bahia, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso e sul do Pará. 

Neste período, também há previsão de grandes volumes de chuva no Espírito Santo, Maranhão, Piauí e sul do Amazonas. Confira o mapa com os volumes de chuva previstos até o dia 07 de dezembro:

Atenção!

Atenção para o risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios em vias e cidades. Aos produtores agrícolas, esse período é conhecido como invernada e atrapalha as atividades em campo, além de aumentar a umidade em solo. 

Fonte: Climatempo 


Postar um comentário

Postar um comentário