DESTAQUE

Vitória assume presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria


O Município de Vitória conquistou a Presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Santa Maria da Vitória na eleição realizada na manhã desta quinta-feira (9). O cargo será exercido pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, no quadriênio 2021-2025. É a primeira vez que o município alcança a posição desde que o CBH foi criado, em 2007.

"Vamos desenvolver um trabalho propositivo, de articulação com todos os membros do comitê, com foco no estuário do Rio Santa Maria, na redução de emissões na Baía de Vitória e nos manguezais, promovendo a conservação da biodiversidade marinha e a balneabilidade de nossas praias", disse Föeger.

Segundo o secretário, Vitória já está trabalhando com vários parceiros para viabilizar a destinação das águas efluentes das estações de tratamento de esgoto (ETEs) da Cesan para reuso industrial. "Só com essa medida, eliminaremos o lançamento de cerca de 500 litros por segundo de efluentes nas praias e no manguezal", explicou.

O rio Santa Maria da Vitória é um dos principais responsáveis pelo abastecimento da Grande Vitória. A bacia hidrográfica do rio Santa Maria da Vitória abrange cinco municípios capixabas: Santa Maria de Jetibá e parte dos municípios de Santa Leopoldina, Cariacica, Serra e Vitória.

Formação do Comitê

O Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Santa Maria da Vitória é constituído por 15 membros titulares e 15 membros suplentes. O processo eleitoral definiu os novos membros da Plenária, que é composta por cinco representantes do poder público, cinco representantes dos usuários de água (agricultores, indústrias, empresas de saneamento, empreendimentos etc.) e cinco representantes da sociedade civil organizada. As eleições ocorrem a cada quatro anos.

Além do município de Vitória, também foram eleitos o Instituto Marcos Daniel, na Vice-presidência, representado por Yhuri Cardoso Nóbrega, e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria Jetibá, na Secretaria Execiutiva, representado por Egnaldo Andreatta. 

Os Comitês de Bacias Hidrográficas são órgãos consultivos colegiados e deliberativos, compostos por representantes do poder público, sociedade civil e usuários da água (como companhias de abastecimento, agricultores e indústrias). O CBH Santa Maria da Vitória foi instituído por meio do Decreto nº 1.934-R, publicado no Diário Oficial do Estado em 11 de outubro de 2007.

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário