Aracruz

Vice-governadora conhece ação ‘Agente do Bem’ em Aracruz

 A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, visitou a Portocel, em Aracruz, nessa quarta-feira (07), para conhecer a ação Agente do Bem que será protagonizada pela empresa em parceria com a Childhood Brasil. A iniciativa, que pretende reunir representantes do setor público e do setor privado, será lançada na próxima terça-feira (13), quando se celebra o 31º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


Para marcar a data, será realizado um webinário, das 9h às 12h, que  que vai abordar a proteção da criança e do adolescente. O movimento propõe ações de prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. O Webinário Agente do Bem também tem a parceria da Prefeitura de Aracruz, primeiro município do Espírito Santo a contar com uma lei de prevenção e enfrentamento a esse tipo de violência.

O webinário é uma oportunidade para debater os encaminhamentos do tema. A Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, os Centros de Referência Especializados em Assistência Social e os Conselhos Tutelares são os canais que recebem as informações sobre a prática de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, e também participam do seminário na web.

Jacqueline Moraes elogiou a iniciativa e destacou a importância de se proteger crianças e adolescentes. “É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente. Eles representam o elo mais fraco nesse cenário e precisamos da participação de toda a sociedade. Vou levar a iniciativa para o Governo do Estado para que os técnicos possam avaliar como podemos ajudar na prevenção contra esses crimes que acontecem, na maioria das vezes, no seio familiar e como podemos participar na construção desse trabalho educativo que pode transformar e salvar vidas de muitas crianças e adolescentes", afirmou. 

Multiplicadores




O objetivo de Portocel com a iniciativa é, além de contribuir para ampliar a conscientização sobre o assunto, oferecer ferramentas para prevenir e enfrentar esse tipo de violência no município de Aracruz. “Apoiamos essa causa, porque entendemos que precisamos cuidar de nossas crianças e adolescentes. Uma de nossas iniciativas é a capacitação da rede de proteção do município e a formação de multiplicadores que ajudam a fortalecer a conscientização e estimular as pessoas a denunciarem práticas abusivas”, ressalta o gerente geral de Operações Portuárias de Portocel, Alexandre Billot Mori.


A empresa Portocel já qualificou 30 multiplicadores que atuam na disseminação dos princípios do movimento Agente do Bem. Com o apoio da Administração Municipal e dos órgãos da sociedade civil que se dedicam ao tema, a expectativa da empresa é criar um ambiente favorável à proteção de crianças e adolescentes no município de Aracruz, que pode até vir a se tornar referência no trato do assunto.

O prefeito de Aracruz, Dr. Luiz Coutinho, considerou muito importante o município ser o primeiro a ter uma lei para tratar das violências contra crianças e adolescentes. “Essa é uma questão séria, principalmente pelo fato de termos empresas que atraem uma população flutuante que vem ao município a trabalho. Sem uma política forte, é possível que existam focos para a exploração sexual de crianças e adolescentes. Precisamos de toda proteção possível para que o direito da infância e da adolescência sejam garantidos com humanidade e dignidade. Esperamos que essa parceria consiga proporcionar isso”, destaca o prefeito.

O Webinário Agente do Bem contará com três painéis. O primeiro deles vai abordar O Agente do Bem e o movimento para a proteção de crianças e adolescentes contra violência sexual. O segundo painel será sobre Os desafios e os avanços da Lei 13.431/17 (que estabelece o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violências). E o terceiro painel será sobre Proteção da infância e o investimento social privado. A programação completa pode ser conferida no site www.portocel.com.br.

Postar um comentário

Postar um comentário