DESTAQUE

Aposentado fornece serviços de ajuda humanitária há 16 anos

Sergio Assunção faz trabalho de ajuda humanitária há 16 anos. Foto: Divulgação/Arquivo

Nesta segunda-feira (26), um aposentado do bairro Prolar, em Cariacica, região Metropolitana de Vitória, tem muito o que comemorar, é que a cerca de 16 anos atrás iniciava-se um trabalho de união, voluntarismo e amor ao próximo. Na época, uma grande tragédia havia acontecido em uma residência de um bairro vizinho, onde a família perdeu tudo que tinha em um grande incêndio, diante a situação o Sr Sérgio Assunção, ao se deparar com aquela família totalmente desamparada iniciou uma grande mobilização para arrecadação de roupas e calçados, a mobilização foi tão grande que o número de doações foi maior que o esperado e além daquela família, muitas outras também foram ajudadas.

Devido ao grande número de doações que não paravam de chegar e vendo a necessidades de várias outras famílias de baixa renda, surgiu então o GVM (Grupo Voluntário Missionário), que passou a estocar todo material que era recebido naquela ocasião. Após isso o Sr. Sérgio começou um trabalho de identificação de comunidades de baixa renda em várias regiões, até mesmo mais distantes para que também fossem de alguma forma acolhidas.

E ao se deparar com vários outros acontecimentos, o grupo tem o nome alterado novamente e passa a ser conhecido como SOSMV Missão Voluntária, onde mais pessoas passam a se interessar pela causa e também querer ajudar o trabalho daquele senhor. O grupo já esteve levando solidariedade a várias outras comunidades fora da região de Cariacica. Em dezembro de 2013 o Estado do Espírito Santo enfrentava uma das piores catástrofes naturais dos últimos 90 anos, segundo dados de instituições meteorológicas, e o grupo mais uma vez se uniu para levar solidariedade a famílias de Santa Leopoldina, que na época era um dos municípios mais atingido pelas chuvas, a região recebeu um volume de aproximadamente 800mm e toda a área urbana da cidade foi diretamente atingida, várias famílias ficaram isoladas, e o comércio local foi diretamente atingido pelas águas do Rio Santa Maria da Vitória.

Na ocasião, o grupo levou um caminhão "basculante" lotado de doações a serem entregue na cidade, mas foram bloqueados cerca de 12 km antes, pois todos os acessos estavam fechados devido a queda de barreiras ou a enchente, o grupo então precisou ficar na Comunidade de Barra de Mangaraí e ali prestaram um primeiro apoio. Já no ano de 2015 uma nova tragédia acontecia, desta vez em Mariana/MG, e algumas cidades no ES eram afetadas devido a falta de água potável, e novamente o grupo se unia para levar cerca de 5 mil litros de água para a cidade de Colatina, uma das afetadas pela água de rejeitos de minério. Esses foram apenas uns dos acontecimentos que marcaram o grupo no decorrer dos 16 anos de serviço voluntário, neste período famílias de vários estados como BA, ES e MG receberam apoio do grupo.

Atualmente, a S.O.S MUNDI conta apenas com o seu fundador Sérgio de Miranda Assunção, aposentado por invalidez, 51 anos, que faz todo um trabalho de separação, lavagem e recuperação de doações, e a mensagem que ele nos deixa é de mais amor, compaixão e solidariedade no meio de um mundo, onde o orgulho e a vaidade vem a frente "Não vejo sentido maior para a vida do que lutar por uma causa que pareça impossível", diz Sérgio.

Encontro com a Vice-Governadora

Cheio de motivos para comemorar, neste final de semana a vice-governadora do Estado, Sra Jacquelinne Morais visitou o trabalho realizado pelo aposentado e o acompanhou em uma visita a comunidade do Morcego, no município de Cariacica. A localidade é uma das diversas atendidas pelo trabalho do voluntario e seus parceiros.

Durante a visita, a vice-governadora conversou com moradores da região e ouviu as dificuldades sofridas pela comunidade.


Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário