DESTAQUE

Taxa de transmissão do novo coronavírus cresce na região Central Serrana Capixaba

A taxa de transmissão (RT) do novo coronavírus cresceu em 30 cidades do Espírito Santo, entre os dias 16 e 23 de abril. Isso significa que, naquele período, a pandemia se agravou em tais municípios. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (14), pelo Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos 

Na comparação com a semana anterior, o contágio pela Covid-19 piorou de forma mais significativa na microrregião chamada Central Serrana, onde o índice voltou a ficar acima de 1, passando de 0,67 para 1,18. Fazem parte dela: Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Itarana e Itaguaçu. 

O que é a taxa de transmissão (RT)?

A taxa de transmissão (RT, na sigla em inglês) mede o ritmo com o qual o novo coronavírus está sendo transmitido. Se ela estiver igual a 1, significa que a pandemia está controlada. Se estiver abaixo de 1, o contágio está diminuindo. No pior dos casos, quando fica acima de 1, a transmissão está aumentando.   

Exemplo: se a taxa de transmissão do ES estiver em 1,5 significa que cada dez pessoas que testam positivo para a Covid-19 estão passando a doença para outras 15. O que, consequentemente, agravará a pandemia. Por outro lado, se o RT for de 0,9: cada 10 positivados contagiam nove, colaborando para uma redução no número de novos infectados.
Vizinha, a microrregião Sudoeste Serrana teve o segundo pior desempenho, com uma taxa de transmissão que saiu de 0,45 para 0,88. Neste caso, estão englobados Marechal Floriano, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Afonso Cláudio, Brejetuba e Laranja da Terra.  Completando a lista dos municípios em que o ritmo de contágio acelerou, está a microrregião do Rio Doce, que inclui Linhares e Aracruz (entre outros), na qual o RT passou de 0,66 para 0,93. Além do Caparaó, onde o índice passou de 0,71 para 0,84. Caso de Jerônimo Monteiro e Alegre, por exemplo.

Com informações do: Gazeta Online
Postar um comentário

Postar um comentário