DESTAQUE

Polícia Civil resgata cachorro em situação de maus-tratos, em área rural de Santa Leopoldina

No final da tarde de 24 de março de 2021, policiais da Delegacia de Polícia Civil de Santa Leopoldina receberam uma denúncia anônima de maus-tratos a animais em uma área rural do município de Santa Leopoldina.


Na manhã seguinte, a polícia contatou o coordenador da vigilância sanitária municipal, Dr. Thiago Pereira Coutinho, veterinário, avisou o denunciante da situação e logo se propôs a acompanhar a investigação para apuração da denúncia. A equipe chegou naquele local e chegou ao local informado. O responsável não estava em casa no momento. A seguir, a equipe percorreu uma trilha de cerca de 250 metros. No final da trilha na montanha, avistaram um pequeno prédio semelhante a um chiqueiro. Subi e descobri que o cachorro estava deitado e muito fraco. 


O Dr. Thiago fez um exame preliminar do cachorro, ficou surpreso com sua fraqueza, mas disse que com o tratamento adequado seria possível se recuperar, mas não descartou a possibilidade de resquícios. Foi improvisada uma maca com lona plástica para o transporte do animal, que era muito frágil e não chegava ao local onde o veículo foi deixado. Quando voltaram à entrada da propriedade, carregando o cachorro, a equipe encontrou o dono do terreno que, ao apresentar o animal e perguntar se era dele, confirmou que ele era seu dono.


Diante da confirmação dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante delito por maus-tratos ao animal. Questionado sobre o estado físico do cão, respondeu o seguinte: “Deixou o cão lá em cima porque o irmão não queria que o deixasse no quintal, porque perto da sua casa não existe chiqueiro para o manter preso, mas que todo dois ou três dias ele levou arroz para o cachorro comer, porque ele está com uma perna machucada e era difícil subir o morro todos os dias ”.


O cidadão foi algemado e levado à Delegacia de Polícia Civil de Santa Leopoldina, para apreciação do caso pela Delegacia de Polícia, e o cão foi transportado no mesmo veículo sob os cuidados do Médico Veterinário Dr. Thiago. Policiais entraram em contato com a ONG sem fins lucrativos “Protetores de Santa Maria de Jetibá”, que agendou internação no Hospital Veterinário Mania Pet para avaliação clínica do cão.

Liberdade Provisória

O suspeito foi conduzido a Delegacia de Santa Leopoldina, ouvido e posterior encaminhado ao Centro Prisional de Viana. Em audiência de Custódia, a juíza de plantão decidiu liberdade provisória do acusado.

Porém, o mesmo está proibido de sair da comarca em que reside sem a prévia autorização da justiça, deverá comparecer a todos os atos do processo e manter o endereço atualizado junto a justiça, além da proibição de frequentar bares, boates e assemelhados e proibição de se ausentar de 20h às 06h.
Postar um comentário

Postar um comentário