GERAL

Estudantes capixabas são premiados em Feira de Ciências e Engenharia


Dois dos quatro projetos finalistas desenvolvidos por estudantes capixabas foram premiados na 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, considerada a maior do gênero no país, divulgou os vencedores das diversas categorias. A Petrobras é uma das patrocinadoras da feira, promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). O evento estimula alunos dos ensinos fundamental médio e técnico a desenvolver projetos que tragam soluções inovadoras para a sociedade. 


Essa edição teve 345 trabalhos finalistas, de todas as regiões do país, envolvendo mais de 700 estudantes e 482 professores de 295 escolas. Os projetos premiados foram “Painel Inteligente”, desenvolvido na EEEFM Des. Carlos Xavier Paes Barreto, de Vitória; e “A luta pelo direito à educação: um estudo a partir da realidade indígena de Aracruz-es”, desenvolvido no Ifes. O projeto “Painel Inteligente”, que propõe uma solução de baixo custo capaz de “falar se a “Sua temperatura está ok” ou “Cuidado, sua temperatura está acima de 37,5 C” de forma rápida, e ainda fazer aferição da taxa de oxigênio no sangue através do oxímetro e no final de todo o processo ainda higieniza sua mão”, recebeu o prêmio da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC) e ficou em quarto lugar na classificação geral da Febrace, na categoria Ciências da Saúde. 


O projeto “A luta pelo direito à educação”, que realizou uma pesquisa acerca da luta pela educação da população indígena em Aracruz, único município capixaba com indígenas aldeados e terras demarcada, também foi vencedor do prêmio ABRIC. “Os projetos finalistas foram avaliados graças à colaboração de mais de 300 avaliadores, pesquisadores e especialistas, que participaram à distância de diversas partes do Brasil e do mundo. 


A participação dos estudantes e professores nas salas de avaliação, palestras e na mostra virtual foi intensa ao longo destes dias. A 19ª edição da Mostra de Projetos superou as expectativas”, conta a professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora geral da Febrace. Mesmo no cenário da pandemia, sem aulas presenciais, e com pouco acesso aos laboratórios, os estudantes desenvolveram projetos inovadores e aplicáveis ao dia a dia, nas áreas de engenharia, ciências exatas e da terra, da saúde, humanas, agrárias, biológicas, sociais e aplicadas. 


Os quatro primeiros lugares de cada categoria receberam uma bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do CNPq. Nove projetos da Febrace participarão da Regeneron ISEF 2021 – a maior feira internacional do gênero, em maio, nos EUA. Além de patrocinar a Febrace, de quem é parceria há 15 anos, a Petrobras levou para a feira um estande virtual interativo, onde os participantes puderam conhecer mais a empresa, responder a um quiz e concorrer a prêmios. A Petrobras também ofereceu, no dia 26/03, a palestra “Carreiras Tecnológicas! Valem a pena hoje em dia?”, com Flávio Guimarães, fundador da plataforma Brincando com Ideias, que também conta com patrocínio da companhia“. 


“O setor de tecnologia vem crescendo muito, e as empresas clamam por bons profissionais. Além do que as escolas onde vocês estudam e a Febrace já tem feito por vocês, quero convidá-los a conhecer a plataforma Brincando com Ideias e o nosso projeto Caça ao Tesouro Tecnológico, onde abordamos diversos temas sobre inovação e novas tecnologias com o objetivo de ensinar de forma fácil e divertida esses conteúdos” ressaltou Flávio aos participantes do evento. Virtual Este ano, por causa da pandemia, o evento teve uma plataforma especialmente desenvolvida para abrigá-lo: a Febrace Virtual. Por meio dela, os visitantes puderam votar nos projetos selecionados, entrar nos estandes dos patrocinadores, assistir palestras e lives e até registrar a visita por meio de uma foto. 


Participaram especialistas e pesquisadores dos Estados Unidos, Holanda, Portugal, Argentina, Colômbia, Reino Unido, Peru, México, Panamá, França, Alemanha e Uruguai. Conheça os premiados e da Febrace 2021 e reveja a cerimônia de premiação. Destaques da FEBRACE 2021
Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário