Deputados repudiam crimes contra mulheres no Espírito Santo

COMPARTILHE:

Parlamentares cobraram efetividade contra crimes como o assassinato da adolescente Raíssa da Silva Souza, de 15 anos, morta em Cariacica

Foto: Divulgação/Ales
O número elevado de casos de feminicídio no Espírito Santo foi comentado pelas deputadas Iriny Lopes (PT) e Janete de Sá (PMN) durante a sessão virtual da Assembleia Legislativa (Ales) desta segunda-feira (26). De acordo com a petista, conforme dados do Ministério Público Estadual, em 2021 já chegam a 29 os assassinatos. Em 2019, foram 91 casos; em 2020, 102 mortes violentas de mulheres, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). O assunto foi motivado pelo assassinato de Raíssa da Silva Souza, em Cariacica, no último sábado (24).


A deputada Iriny criticou as ações do governo federal e atribuiu o crescimento da violência contra as mulheres ao presidente da República, “seja por suas declarações misóginas, e quero fazer uma referência à última declaração do presidente da República, que não tem consciência da liturgia do seu cargo e comete esse tipo de barbaridade”.

A deputada se referiu ao comentário feito por Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a aprovação do Projeto de Lei (PL) 130/2011, que determina igualdade de salário entre homens e mulheres. Segundo ela, o comentário foi de que será impossível para as mulheres trabalharem tendo igualdade de salário. “Essa postura machista, aliada ao desmonte de toda a rede de proteção que existia, tem levado ao aumento dos feminicídios”, avaliou Iriny.

Janete de Sá reforçou a manifestação de Iriny repudiando o assassinato. “Todos os dias os jornais de grande circulação em nosso estado não deixam de noticiar a matança de mulheres no Espírito Santo. Esse final de semana foram mais duas assassinadas”, lamentou.

O deputado Delegado Danilo Bahiense (sem partido) fez referência ao papel das famílias e instituições na proteção social ao adolescente. O presidente da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente se colocou à disposição para aqueles que necessitem de maior proteção.

Hospital de campanha

A ocupação dos leitos hospitalares também foi tema de debate entre os deputados. Os deputados Freitas (PSB) e Dr. Rafael Favatto (Patri) elogiaram e avaliaram como acertada a decisão tomada pelo governador Renato Casagrande (PSB),  em abril de 2020, ao recusar a construção de hospitais de campanha. Freitas ressaltou que a medida possibilitou o atendimento de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Não faltou leitos de UTI. O governo tem caminhado à frente da pandemia, abrindo leitos”. Freitas ainda apontou que a região de São Mateus e Linhares tem volume de leitos além do esperado.

Em aparte, Favatto reiterou suas falas anteriores contrárias à construção de hospitais de campanha. Ele considera que o aumento dos leitos de UTI espalhados no estado equivale a vários hospitais de campanha “levando conforto maior à população que não precisou sair de sua região”, pontuou.

Leitos hospitalares

Entretanto, o deputado Sergio Majeski (PSB), concordando com as ações do governo em relação aos leitos hospitalares, demonstrou preocupação com o alto índice de mortes em leitos de UTI. “Apesar dessa expansão toda, o Espírito Santo é um dos estados de maior índice de mortalidade do país”, considerou. Ele se referiu à pesquisa que aponta o estado em segundo lugar no ranking de mortes em UTI, “chegando à taxa acima de 90%, e isso é muito elevado”, observou.

Majeski disse que respeita o trabalho do secretário da Saúde no estado, mas questionou os motivos que levam o Espírito Santo a ter uma taxa de mortalidade superior à maioria dos estados brasileiros. “Isso é preocupante”, enfatizou.

Por sua vez, o deputado Theodorico Ferraço (DEM) propôs que o secretário da Saúde seja convocado para prestar esclarecimentos sobre a distribuição de equipes médicas nas novas UTIs que foram instaladas. “Qual foi a providência do secretário da Saúde para preparar o médico, a enfermeira, seu quadro de funcionários, porque a estatística daqueles que estão morrendo em UTI no Espírito Santo é assustadora”, declarou.

Ferraço sugeriu que o deputado Doutor Hércules (MDB) faça um ofício à Embaixada dos Estados Unidos (EUA) solicitando 1 milhão de doses das 40 milhões de vacinas colocadas para doação pelo governo de Joe Biden. Em resposta, Doutor Hércules disse que a comissão pode encaminhar esse documento.

O presidente da Comissão de Saúde e Saneamento ainda disse estar incomodado com a situação e pediu que os líderes do governo e deputados da base do governo apresentem uma resposta sobre o alto índice de mortes em UTIs. “Porque quem cala, consente. Se não dão resposta a isso, é lamentável. Como presidente da Comissão de Saúde, eu exijo que dê resposta”, contestou. Hércules disse que irá ao secretário da Saúde pedir esclarecimentos sobre as ocupações dos leitos de UTI.

Sobre o índice de mortes nas unidades intensivas, Dr. Rafael Favatto ponderou que a média de mortes em UTI no estado está dentro da média nacional. Por outro lado, lembrou que há no estado um grande número de aposentados que escolheram o estado para viver sua aposentadoria, pela qualidade de vida, infraestrutura e comodidade. “Então o nosso número de idosos, de pessoas com doenças congênitas, é um número um pouco a mais da população do país. Essa doença ataca a comorbidade. Qualquer vida tem que ser salva, mas era esperado que teria um maior número de acometimento em decorrência do estado dessas pessoas”, explicou Favatto. 

Fonte: Ales

COMENTÁRIOS

Nome

Aracruz,54,BRASIL,79,COLUNA Adriano Lima Neves,22,CURSOS E CONCURSOS,14,DESTAQUE,1068,ECONOMIA,137,EDUCAÇÃO,98,ELEIÇÃO EUA,8,ELEIÇÕES,55,ENTRETENIMENTO,132,ESPORTE,85,ESTADO,88,GERAL,906,GERAL SANTA LEOPOLDINA,1,INTERNACIONAL,2,JUSTIÇA,7,Loterias,4,Mundo,13,NOTICIAS,51,NOTÍCIAS,1294,OBITUÁRIO,3,POLÍCIA,236,POLÍTICA,214,PREVISÃO DO TEMPO,102,Religião,7,SANTA LEOPOLDINA,262,SANTA MARIA DE JETIBÁ,51,SANTA TERESA,35,SAÚDE,398,SERRA,57,TEMPO E TEMPERATURA,47,VITÓRIA,9,
ltr
item
O Leopoldinense : Deputados repudiam crimes contra mulheres no Espírito Santo
Deputados repudiam crimes contra mulheres no Espírito Santo
https://lh3.googleusercontent.com/-okMO5WpmyMU/YIhwRp_I6mI/AAAAAAAADuM/ToIrVKX8iyYFaoMwgJX4F5B3FZBJ7dmsACLcBGAsYHQ/w640-h426/image.png
https://lh3.googleusercontent.com/-okMO5WpmyMU/YIhwRp_I6mI/AAAAAAAADuM/ToIrVKX8iyYFaoMwgJX4F5B3FZBJ7dmsACLcBGAsYHQ/s72-w640-c-h426/image.png
O Leopoldinense
https://www.oleopoldinense.com.br/2021/04/deputados-repudiam-crimes-contra.html
https://www.oleopoldinense.com.br/
https://www.oleopoldinense.com.br/
https://www.oleopoldinense.com.br/2021/04/deputados-repudiam-crimes-contra.html
true
6430552753728543494
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar