Café Filosófico CPFL apresenta série de lives sobre saúde mental

 Transtornada mente” reúne quatro lives inéditas para discutir o aumento dos transtornos mentais nos dias de hoje; a estreia, com o psiquiatra Neury Botega, acontece na quinta-feira (8/4), às 18h, pelo Youtube e Facebook


O Café Filosófico CPFL apresenta uma nova série de lives “fica em casa” - gravações ao vivo com palestrantes transmitindo diretamente de suas casas -  em um debate acerca da saúde mental. A série é composta por quatro encontros realizados nos meses de abril e maio, com transmissão gratuita pelo canal do Café no Youtube.

 

Sob a curadoria de Neury Botega, psiquiatra e professor titular do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, “Transtornada mente - uma visão da psiquiatria” vai debater o aumento dos transtornos mentais e a preocupação com a saúde mental nos dias de hoje, além de discutir a relação desse aumento com os acontecimentos atuais.

 

De tempo em tempo surgem estatísticas sobre o crescimento do número de pessoas acometidas por ansiedade, depressão, insônia e várias dependências, de substâncias psicoativas a redes sociais. Nesta série, com a expertise dos colegas Marco Bessa, Mário Eduardo Costa Pereira e Luiz Alberto Hetem, vamos interpretar e compreender esse aumento dos transtornos mentais e entender como o fenômeno se associa com as mudanças por que passa a nossa sociedade”, explica Neury.

 

Para a estreia, que acontece na próxima quinta-feira, dia 8/4, às 18 horas, Neury Botega aborda a “Depressãocomo tema da discussão. “Algumas pessoas chegam tristes ao consultório de um psiquiatra. Um contato franco com nosso mundo interno envolve, de fato, certa dose de tristeza. É inevitável. Zero de tristeza não é realista, tampouco sadio. Outras pessoas trazem à consulta uma das maiores, se não a maior, crise de suas vidas: uma depressão. É diferente de tristeza; depressão é uma doença”, observa o psiquiatra.

 

Neste programa, além da diferença entre depressão e tristeza, Botega fará uma abordagem histórica, perpassando os conceitos de humor, temperamento e melancolia. Ele também vai apresentar as várias facetas clínicas da depressão e as ideias básicas que norteiam a formulação do diagnóstico e o tratamento dos quadros mais graves da doença.

 

O Café Filosófico CPFL “fica em casa” é inédito e gratuito, transmitido pelo canal do programa no Youtube e na página do Instituto CPFL, no Facebook. Ative o lembrete para a live aqui.

 

Serviço

Café Filosófico CPFL #ficaemcasa com Neury Botega, psiquiatra

Quando: dia 08/04, quinta-feira, às 18h00

Onde: youtube.com/CafeFilosofico e facebook.com/InstitutoCPFL

Participação: https://youtu.be/Vb9F2FVlWWM

Informações: institutocpfl.org.br

 

--

Sobre o Instituto CPFL

Com 18 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Desde 2020, o Instituto CPFL atua em cinco frentes: CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos; o Intercâmbio Brasil-China, programa que promove o diálogo cultural entre os dois países; o Circuito CPFL, que reúne projetos itinerantes de cinema e etapas de corrida e caminhada; e o Café Filosófico CPFL, que promove reflexões através de palestras e séries audiovisuais com transmissão pela TV Cultura aos domingos e terças-feiras. 

Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.

Café Filosófico CPFL apresenta série de lives sobre saúde mental Café Filosófico CPFL apresenta série de lives sobre saúde mental Reviewed by Maike Trancoso on abril 06, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário