ENTRETENIMENTO

Elo Company anuncia títulos do Selo ELAS 2021, que representam seis estados brasileiros




O Selo Elas, iniciativa da Elo Company que fomenta longa-metragens dirigidos por mulheres como forma de colaborar com a equidade de gênero no setor, chega ao seu quarto ano com a seleção de seis obras de diferentes estados. São cinco ficções:  “As Flores do Recôncavo”, de Glenda Nicácio e Ary Rosza (BA), “Coração de Lona”, de Tuca Siqueira (PE),  “Avenida Beira Mar”, de Maju de Paiva (RJ), “Ecoloucos”, de Cibele Amaral (DF), “Sereis uma só carne”, de Andréia Kaláboa (PR), e um documentário: “E quem se importa?”, de Roberta Fernandes (ES). 

 

O Selo Elas já atendeu 37 projetos - 16 fora do eixo Rio/São Paulo, já que a diversidade é a principal causa - tendo cinco filmes lançados (“Amores de Chumbo”, “Torre das Donzelas”, “O Incerto Lugar do Desejo”, “Aos Olhos de Ernesto” e “Mulher Oceano”), e tem hoje, nove longas em pós-produção. “Além desta busca em ampliar a presença feminina no cinema,  já que elas ocupam apenas 19% da direção dos filmes nacionais, nós temos o compromisso de escolher realizadoras de diversos estados do Brasil, tendo como foco dar voz a um cinema brasileiro plural”, conta Barbara Sturm, criadora do Selo ELAS. “Neste ano, temos seis projetos selecionados, sendo cinco deles de realizadoras fora do eixo Rio-São Paulo. E o grupo de consultores cresceu de 20 para 24 profissionais incríveis da indústria audiovisual.”, acrescenta Sturm.

 

Com base no lineup da Elo, o Selo ELAS avalia cada projeto em busca de histórias emocionantes e originais, e diretoras com olhares potentes. Após selecionada, a obra passa a contar com uma mentoria de oito consultores destinados a auxiliar desde a parte jurídica, até roteiro, produção, direção e lançamento, sempre visando a audiência. Esta é a primeira vez que o Selo ELAS conta com tantos experts integrando a iniciativa, com a chegada de Fábio Cesnik, advogado especializado em direito de mídia e entretenimento; Kátia Nascimento, produtora executiva e profissional docente da Academia Internacional de Cinema; André Antunes, produtor executivo com anos de experiência em documentário, ficção e animação, e Marco del Fiol, diretor e fotógrafo à frente da produtora Mão Direta - especializada em documentário sobre arte e educação.

 

Entre os filmes que já passaram pelo selo, destaca-se a carreira em festivais do filme “Meu querido supermercado”, da diretora estreante Tali Yankelevich, lançado em 2019 no IDFA - International Documentary Filmfestival Amsterdam, passando também pelo MoMA's Doc Fortnight 2020, Visions du Réel 2020, É Tudo Verdade 2020, FICG 2020, onde ganhou Menção Honrosa do Júri, e Indie Memphis Film Festival 2020, onde ganhou o Prêmio do Júri e Prêmio do Público de Melhor Longa na categoria Departures.

O filme estreia em circuito comercial nos EUA em 24/02 de 2021, em Nova York, e será seguido por outras cidades ao redor do país, incluindo Los Angeles, São Francisco, e Chicago.

O filme é produção Casa Redonda, coprodução Globo Filmes e Globo News e estreia em 22 de abril no Brasil.

 

* segundo o último levantamento da ANCINE, de 2016

 

Selo ELAS
Atualmente, apenas 19% dos filmes brasileiros lançados comercialmente são dirigidos por mulheres. Nós queremos mais. Nós queremos nossas histórias. Nós queremos o nosso visual. Queremos mais mulheres em equipes. Queremos mulheres protagonistas e melhor representadas nas telas. Neste selo especial, a ELO se torna ELAS e fomenta a produção de filmes dirigidos por mulheres. Além do trabalho estratégico da Elo Company como distribuidora dos filmes selecionados no selo, foi formado um grupo de consultores experts da indústria audiovisual (nas áreas executiva, artística e jurídica), que contribuem voluntariamente com as realizadoras através de seus projetos, trazendo observações voltadas ao potencial comercial e posicionamento de mercado de cada filme, visando impulsionar os resultados nas diferentes mídias no Brasil e no mercado internacional.

Mentores em 2021

André Antunes, produtor executivo

Ariadne Mazzetti, pós produtora

Barbara Sturm, distribuidora

Bianca Lenti, produtora executiva

Carla Domingues, executiva de curadoria de canal

Dagoberto Chaves, advogado de entretenimento

Diana Vasconselos, montadora

Fábio Cesnik, advogado de entretenimento

Helena Bernardi, executiva de marketing

Janaína Tadeu, executiva do canal Arte 1

Kátia Nascimento, produtora executiva

Luiza Favale, produtora executiva da Glaz Entretenimento

Marcela Lamounier, roteirista

Mônica Athayde, executiva de marketing 

Márcio Yatsuda, produtor executivo

Marco del Fiol, diretor e fotógrafo

Maria Carneiro Cunha, executiva da Globo Filmes

Mariá Velasquez, executiva da Paramount Brasil

Mariana Mello, advogada de direitos autorais

Marina Pompeu, executiva do Canal Brasil

Raquel Lemos, advogada de entretenimento

Rebeca Mafra, executiva dos canais Playboy Brasil

Ruben Feffer, músico

Simone Elias, diretora e roteirista

 

Projetos selecionados para 2021

Avenida Beira Mar, de Maju de Paiva (ficção)

Cidade/Estado do filme: Rio de Janeiro/RJ

Cidade/Estado da realizadora: Rio de Janeiro/RJ

Sinopse: Durante o inverno, a praia de Piratininga está deserta. Rebeca, 12 anos, acaba de se mudar para lá e está de castigo. Ela só vê a rua por cima do muro. Dali, Rebeca observa Mika, uma menina trans, nadando no mar. O mundo se abre para a Rebeca.

 

Coração de Lona, de Tuca Siqueira (ficção)

Cidade/Estado do filme: Recife/PE

Cidade/Estado da realizadora: Recife/PE

Sinopse: Do Sertão ao litoral nordestino, uma família viaja em busca de sentido para sua existência. Junto à lona de afeto de Biu, Inês e Diva personagens reais e seus circos são tom documental da ficção. Um filme que trata da família como começo, meio e fim de tudo.

 

Ecoloucos, de Cibele Amaral (ficção)

Cidade/Estado do filme: Brasília/DF

Cidade/Estado da realizadora: Brasília/DF

Sinopse: O que aconteceria se fôssemos convidados a virar ativistas da sustentabilidade da noite para o dia e para tanto tivéssemos que readequar, de forma radical, toda a nossa rotina? É o que Karla, Erik e Fernando serão obrigados a fazer no reality show Ecoloucos!

 

As Flores do Recôncavo, de Glenda Nicácio e Ary Rosza (ficção)

Cidade/Estado do filme: Cachoeira/BA

Cidade/Estado da realizadora: Cachoeira/BA

Sinopse: A oração para Iansã é entoada, despertando rugidos de raios e trovões que rasgam o céu de Cachoeira. É no Recôncavo da Bahia que contamos a história de Rita, Marina e Joana, mulheres que viviam só em meio à tempestade, enfrentando o mau tempo dia a dia até o momento em que se encontram e juntas vão domar o cotidiano e as rédeas de seus destinos.

 

E quem se importa?, de Roberta Fernandes (documentário)

Cidade/Estado do filme: Vila Velha/ES

Cidade/Estado da realizadora: São Gabriel da Palha/ES

Sinopse: No Brasil, cinco mulheres são mortas todos os dias por seus parceiros. Em “E quem se importa?”, duas atrizes são desafiadas a dar vida a essas vítimas, num processo de construção de personagem que deixa claro que a morte é a última violência que sofreram, mas não a primeira.

 

Sereis uma só carne, de Andréia Kaláboa (ficção)

Cidade/Estado do filme: Curitiba/PR

Cidade/Estado da realizadora: Prudentópolis/PR

Sinopse: Amélia começa a cantar na igreja do marido, o pastor Sérgio, e a partir disso toma

consciência da sua anulação e servidão. Através de suas fantasias, se reconhece enquanto mulher e recupera a sua própria voz, confrontando com o marido.


Postar um comentário

Postar um comentário