DESTAQUE

Caminho de Pedras tem luminárias furtadas em Santa Leopoldina

Foto: Reprodução/Facebook


Entregue há cerca de dois meses, a nova iluminação no Caminho de Pedras, que liga a Rua Bernardino Monteiro ao Bairro Cocal na Sede de Santa Leopoldina já está sendo alvo de vândalos. Uma publicação feita em rede social mostra que duas luminárias foram furtadas no trecho.

Indignada com a situação, uma morada do bairro Cocal e que utiliza o caminho, denunciou o caso nas redes sociais e disse "teve um desocupado que carregou 2 lâmpadas do caminho do imigrante, e se não tomarem providências daqui a pouco não irá mais ter nenhuma lâmpada".


A recuperação total do Caminho de Pedra contou com obras de drenagem, iluminação, revitalização e calçamento, tendo um investimento no valor de R$ 220 mil, que foram repassados pelo Governo Federal, através do Ministério do Turismo. O valor foi de uma emenda do ex-deputado Lelo Coimbra que atendeu uma solicitação do ex-vereador Robson Siller, que na época havia renunciado o cargo.


O caminho de Pedras é um local histórico e sendo de muita serventia para os moradores da Vila Cocal, a iluminação trouxe maior segurança a todos que utilizam o trecho.


Luminárias foram devolvidas


Na manhã deste domingo (2), a equipe de O Leopoldinense, esteve no Caminho para apurar o caso dos furtos das luminárias, chegando no local não conseguimos identificar os postes sem os globos e as lâmpadas.


Com um olhar mais atento sobre cada luminária, conseguimos identificar que os dois postes que teriam tido os globos furtados, já estavam com as luminárias no lugar, ainda com marcas de sujeiras e de mãos.


Enquanto a nossa equipe esteve no trecho, dois idosos passarão pelo local, uma senhora de 79 anos que não quis se identificar, disse que utiliza o trecho poucas vezes na semana, sendo em maior frequência e dia de missas. "Eu não cheguei a ver se teria algum poste sem lâmpada, passo pouco por aqui, uma ou duas vezes na semana ou aos domingos quando vou a Missa", disse a Idosa.

A nossa equipe ainda conversou com um aposentado, 60 anos, que também preferiu não se identificar e confirmou o furto das luminárias. "Tinha sido roubadas duas luminárias mesmo no meio do caminho, próximo ao abacate (referência a uma árvore frutífera), ainda na tarde de ontem estava sem lâmpadas. Mas, hoje pela manhã quando passei, elas já estavam no local. Acho que quem pegou, voltou pra devolver (risos)".


Crime contra o patrimônio Público

Globos de luminárias são devolvidos. Foto: Maike Trancoso/OL

crime contra o patrimônio público se configura nos atos de vandalismo contra bens públicos e de uso coletivo, tais como a destruição da sinalização rodoviária, incêndios criminosos de transportes públicos, destruição do sistema de iluminação pública, de gramados e jardins. O conjunto de bens e direitos de valor econômico, estético, histórico, artístico, ou turístico, que pertencem a administração pública configuram o chamado patrimônio público.

Segundo o artigo 163 do Código Penal, destruir, inutilizar ou deteriorar o bem ou serviços de uma união, tanto estado, quanto município é considerado crime contra o patrimônio público. A pessoa só pode ser presa por este crime, caso seja pega em flagrante.

O cidadão tem direito a pagar fiança no valor de um a seis salários mínimos, caso contrário, pode pegar de um a três meses de detenção. (dano simples). A pena é aumentada se presentes as circunstâncias previstas no parágrafo único- dano qualificado, com pena de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência. Para o crime de receptação, a pena simples é de reclusão de um a quatro anos, mais multa. Já a pena para receptação qualificada é de prisão de 3 a 8 anos. Se for contra o patrimônio do Estado e de serviços públicos ou de sociedades de economia mista, a pena de prisão será dobrada, de 6 a 16 anos. 
Globos de luminárias são devolvidos. Foto: Maike Trancoso/OL

“A pessoa tem que ter consciência que o bem público também pertence a ele e se o cidadão danifica, está causando um dano a si próprio”.
Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário