DESTAQUE

Instituto emite novo alerta de tempestade, granizo e vendaval no Estado


O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um novo alerta de granizo, chuvas intensas, vendaval e tempestade para o Estado das 12 horas desta quinta-feira (19) até as 9 horas de sexta (20). 


“Na área destacada ocorrerão pancadas de chuva de moderada a forte intensidade e acompanhadas de raios entre a tarde desta quinta (18/11) e a manhã da sexta-feira (19/11). Localmente a chuva poderá ser intensa e vir também acompanhada de rajadas de vento de forte intensidade e/ou queda de granizo”, explicou o Inpe.


De acordo com o Incaper, nesta quinta-feira, com a passagem de uma frente fria pelo litoral, um canal de umidade se forma e deve aumentar a instabilidade no Espírito Santo. Muitas nuvens e previsão de chuva a qualquer hora na metade sul (inclusive na Grande Vitória), com possibilidade de trovoadas a partir da tarde. Aumento de nuvens e previsão de pandacas de chuva com trovoadas na metade norte capixaba a partir da tarde. Os ventos sopram com moderada intensidade no litoral, podendo ocorrer algumas rajadas entre o litoral sul e o metropolitano.


Na Grande Vitória, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos, podendo vir na forma de pancadas a partir da tarde. Vento de intensidade moderada a forte no litoral. 
Temperatura mínima de 24 °C e máxima de 29 °C.
Vitória: mínima de 24°C e máxima de 29 °C.

Na Região Serrana, muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos, podendo vir na forma de pancadas a partir da tarde.
Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 20 °C e máxima de 27 °C.
Nas áreas altas: mínima de 18 °C e máxima de 24 °C.


Na sexta-feira, o canal de umidade associado à um episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantêm as condições de instabilidade no Espírito Santo. Variação de nuvens e maiores chances de chuva pela manhã e a noite na metade sul capixaba, inclusive na Grande Vitória. Muitas nuvens e previsão de chuva em alguns momentos na metade norte do Estado. Os ventos sopram com moderada intensidade pelo litoral.

As cidades que poderão ser atingidas são:


Afonso Cláudio

Água Doce do Norte

Águia Branca

Alegre

Alto Rio Novo

Apiacá

Atilio Vivacqua

Baixo Guandu

Barra de São Francisco

Bom Jesus do Norte

Brejetuba

Cachoeiro de Itapemirim

Castelo

Colatina

Conceição do Castelo

Divino de São Lourenço

Dores do Rio Preto

Ecoporanga

Guaçuí

Ibatiba

Ibitirama

Irupi

Itaguaçu

Itarana

Iúna

Jerônimo Monteiro

Laranja da Terra

Mantenópolis

Marilândia

Mimoso do Sul

Muniz Freire

Muqui

Pancas

Santa Maria de Jetibá

São Domingos do Norte

São Gabriel da Palha

São José do Calçado

São Roque do Canaã

Vargem Alta

Venda Nova do Imigrante

Vila Pavão

Postar um comentário

Postar um comentário