COLUNA Adriano Lima Neves

Alô, é da Coletoria?


 Jamais a história poderá confirmar qual foi a primeira frase dita na primeira ligação telefônica ocorrida no Espírito Santo, especificamente em Santa Leopoldina, numa noite de sábado, em16 de abril de 1887, apenas 11 anos após o registro da patente dessa grande invenção.

É difícil dizer até quem inventou o telefone, pois esse aparelho hoje indispensável para a maioria esmagadora das pessoas em todo o mundo, foi desenvolvido de forma simultânea e independente por vários cientistas ao redor do mundo, em busca do mesmo objetivo. 

Apesar dos livros de história creditarem a invenção do telefone ao norte-americano de origem escocesa Alexander Grahan Bell, na verdade, o que se pode considerar como a primeira transmissão elétrica de vozes pode ter sido realizada por um alemão. 

- “Cavalos não comem salada”. Essa teria sido a frase pioneira dita pelo professor alemão Johann-Phillip Reis a um de seus assessores. Reis era um professor de ciências naturais e seus estudos visavam aspectos da anatomia, inclusive do ouvido humano. Em 1861 ele apresentou um aparelho que demonstrava como o ouvido humano funcionava através de uma membrana que vibrava quando submetida a sons. Descobriu que essa vibração podia interromper um circuito elétrico. Estava inventado o princípio elementar do telefone.

Nesse período, outros dois alemães, Carl Friedrich Gauss e Wilhelm Eduard Weber, também inventaram dispositivos eletromagnéticos para a transmissão de sinais telegráficos com voz na Universidade de Göttingen, na Baixa Saxónia.

Inúmeras outras tentativas de desenvolver o princípio inventado pelo Professor Reis aconteceram pelo mundo. Na França, Charles Bourseul trabalhou incessantemente nesse sentido, tendo inclusive desenhado um protótipo sem, no entanto, ter construído um exemplar desse aparelho. 

Os italianos Innocenzo Manzetti e Antonio Meucci também são citados na história como cientistas que participaram dos estudos e tentativas de desenvolvimento dessa invenção. 

Apesar de Antônio Meucci ter sido reconhecido em 11 de junho de 2002, pelo Congresso dos Estados Unidos, como um dos inventores do telefone, a oficialização dessa invenção aconteceu mesmo através dos experimentos do americano Elisha Gray, que direcionava o seu invento apenas para empresas, e da esperteza de outro americano, Alexander Graham Bell, que assim como Bill Gates em relação ao microcomputador, imaginou a disseminação de seu uso individual pelas pessoas comuns.

A esperteza de Grahan Bell não se limitou apenas a sua visão de futuro. Ele entrou para a história como o inventor do telefone não por ter sido o primeiro a construir um aparelho de comunicação por voz, mas por ter a esperteza de ser o primeiro a requerer a patente, em 14 de fevereiro de 1876, apenas algumas horas antes de Elisha Gray, que pegou a senha número 39 para o atendimento no Escritório Central de Patentes naquele dia. Grahan Bell havia conseguido a senha número 04.

E na nossa pulsante Santa Leopoldina do século XIX, no auge do seu desenvolvimento comercial e social, talvez tenha sido a frase “Alô, é da coletoria?” que tenha sido dita na primeira conversa telefônica realizada no estado do Espírito Santo. Diferente de "Mr. Watson, venha cá, eu preciso do senhor", primeira frase dita no aparelho telefônico patenteado por Alexander Grahan Bell, o “Alô, é da coletoria?” infelizmente não teve nenhum registro e não há nenhuma testemunha ocular que possa atestá-la para que também ficasse na história.


Mas o que vai ficar na história é que Santa Leopoldina foi a cidade pioneira no estado do Espírito Santo a instalar e usar o invento patenteado por Grahan Bell. Esse marco histórico aconteceu na noite de 16 de abril de 1887, véspera da grande festa de instalação e emancipação do município, que aconteceria durante todo o domingo do dia 17 de abril de 1887, data oficial do município. 

A ligação foi feita de um aparelho localizado na sede da antiga Administração Municipal, localizada naquela época na rua Taunay & Teles, atual rua José de Anchieta Fontana. A outra ponta da linha chegava até a Rua Costa Pereira, a nossa Rua de Cima, no imóvel onde hoje é a residência da família do amigo Fellipe Muller, à época sede da Coletoria de Impostos. 

Esse é o motivo de eu ter suposto ao leitor de O Leopoldinese que a frase “Alô, é da coletoria?” pode ter sido a primeira dita nessa histórica ligação.

E hoje podemos ratificar Santa Leopoldina como a primeira cidade do Espírito Santo a entrar na era da comunicação telefônica, através dessa pioneira e histórica ligação realizada em 16 de abril de 1887.

A nossa capital, Vitória, só inauguraria a sua primeira linha telefônica um ano depois, em 1888, ligando a agência Central dos Correios à residência do seu Chefe Geral.

Em Vitória, imagino que a primeira frase dita tenha sido “Alô, é da casa do chefe?”


Adriano Lima Neves

Postar um comentário

Postar um comentário