DESTAQUE

Fontana é um dos eleitos para a Calçada da Fama

O ex-jogador de futebol José de Anchieta Fontana, único capixaba tricampeão do mundo na Copa de 1970, foi um dos eleitos entre as cinco personalidades esportivas que serão homenageadas na segunda edição da Calçada da Fama. Além de Fontana, foram eleitos Adalberto Rodrigues, Anderson Varejão, Natalia Gaudio e Paulo André Camilo. 

Os nomes dos escolhidos foram definidos após o fim da votação popular realizada pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), que durou um mês e contou com o número total de 38.847 votos, e pelo voto dos 20 membros da Comissão de Avaliação. Agora, eles terão suas estrelas fixadas na Calçada, ao lado dos dez atletas eleitos no ano passado.

A eleição

A ginasta Natalia Gaudio, o velocista Paulo André Camilo e o ex-jogador de futebol Fontana foram os esportistas mais lembrados pela Comissão de Avaliação.

Gaudio, Camilo e Fontana receberam oito, seis e cinco votos, respectivamente, dos 20 membros da Comissão, que contou com a participação de jornalistas esportivos, secretários municipais de esportes, presidentes de Federações, além de homenageados na primeira edição da Calçada.

Já o tenista em cadeira de rodas Adalberto Rodrigues e o jogador de basquete Anderson Varejão foram os mais lembrados pelo público. Rodrigues terminou a eleição com 8023 votos e Varejão com 7191.

O ex-jogador José de Anchieta Fontana tem uma relação próxima com a nossa região. Nascido em 31 de dezembro de 1940, em Santa Teresa, Fontana começou sua carreira no futebol pelo time do Vitória, em 1958. No ano seguinte, passou a integrar a equipe do Rio Branco, pela qual foi bicampeão capixaba, em 1959 e 1962.

Após o segundo título estadual, Fontana foi convidado para atuar no Vasco da Gama, onde conquistou uma Taça Guanabara (1965), e um troféu do torneio Rio-São Paulo (1968). 

Em 1970, foi convocado para a Seleção Brasileira e disputou a Copa do Mundo do México ao lado de grandes nomes do futebol como Pelé, Tostão e Jairzinho. Com o título conquistado, Fontana se tornou o primeiro capixaba a participar de uma Copa do Mundo de Futebol e único, até hoje, a se sagrar campeão. 

O capixaba encerrou a carreira em 1974 e morreu seis anos depois, vítima de um infarto que sofreu enquanto participava de uma partida de futebol com amigos. 

Atendendo ao seu desejo de ser enterrado junto aos avós, Fontana foi sepultado no cemitério Municipal de Santa Leopoldina, onde também há uma rua batizada com o seu nome. Uma justa homenagem.

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário