COLUNA Adriano Lima Neves

Após a Pandemia, Santa Leopoldina te espera

O desejo de viajar para uma cidade do interior, levar a família a um bom restaurante, tomar um refrescante banho de cachoeira ou ficar hospedado em uma confortável pousada não falta para muita gente. E quando esse lugar te possibilita a realização de trilhas a pé, de bicicleta ou moto e, ainda por cima, é um lugar recheado de história e cultura, esse desejo aumenta ainda mais.


Pois é, Santa Leopoldina tem tudo isso e está a apenas cerca de 40 quilômetros da região metropolitana da capital do nosso estado, através de uma rodovia que aumenta ainda mais o prazer da viagem.


Mas, nesses tempos de pandemia de Covid-19, um dos maiores desafios para a indústria do turismo está sendo se manter viva e tentar descobrir como reativar esse setor econômico vital para a economia de tantos destinos no Brasil e no Espírito Santo, inclusive Santa Leopoldina.


A dificuldade de sobreviver nessa atividade está enorme, e atender às normas de controle da pandemia é ainda a única forma de manter parte dessa atividade em funcionamento, o que em muitos casos não está sendo suficiente para a manutenção do negócio. Mas é o que está restando aos empresários dessa área enquanto ainda não se tem uma vacina definitiva para combater o novo coronavírus. Mas há uma luz no fim do túnel. 


Algumas pesquisas tem mostrado que a imensa maioria dos viajantes buscará mesmo relaxar após a pandemia. E viagens locais estarão em alta, e os grandes deslocamentos ficarão para um segundo momento – ou mesmo só para o ano de 2021. Conhecer os pontos turísticos perto de casa deve ser, de longe, a tendência mais forte desse novo cenário turístico pós-Covid. Quem reforça essa análise é Joe Gebbia, co-fundador e diretor de produtos do Airbnb, uma das empresas que sofreu grande impacto em seus negócios com a expansão da pandemia do novo coronavírus. “Esse grande interesse em viagens domésticas estará conosco por muitos anos. Vai além da chegada de uma vacina. As pessoas terão uma tolerância diferente a correr os riscos de uma viagem. Além disso, dado o clima econômico em que vivemos, as pessoas devem procurar viagens mais acessíveis. E, às vezes, isso significa ficar praticamente em “seu próprio quintal”.


E esse poderá ser um ótimo momento para o turismo de Santa Leopoldina, pois esse é o perfil ideal do turista que a nossa cidade está preparada para receber. Enquanto esse momento não chega, resta aos empresários do setor se manterem em evidência no mercado e preparados para esse novo momento, para que quando ele chegar, possam aproveitá-lo ao máximo. 


Vivemos outros tempos, diferente da época em que o turista ou viajante só tinha como opção de alimentação em Santa Leopoldina a pensão da Dona Marola, com seu famoso prato feito. Ou a bucólica varanda da pensão de Dona Zezé, cuja refeição vinha acompanhada da simpatia e dos “causos” contados por essa saudosa leopoldinense.


Hoje, a gastronomia em Santa Leopoldina encontra representantes variados, que vão desde a comida caseira do Restaurante da Tia Amélia, passando pela variedade de pratos do Serraninhos e chegando até às massas italianas do L’incontro Restaurante.


Na área de hospedagem, o turista também encontra desde pousadas simples para pernoite no centro da cidade, até pousadas mais estruturadas e que o fazem esquecer o estresse do dia-a-dia, colocando-o em contato direto com a natureza. É o caso da Pousada Pau-a-Pique, da Pousada Serraninhos e da Pousada Suíça, esta última ainda com espaço para eventos.


Mas, fazendo jus ao título de “filha do sol e das águas”, o que orgulha Santa Leopoldina e o que mais atrai visitantes a esse paraíso são as cachoeiras. Dentre as dezenas de cachoeiras catalogadas no município merecem ser visitadas as mais tradicionais e as que oferecem estrutura de lazer e alimentação aos visitantes.


Sem dúvidas, a mais tradicional é a cachoeira do Moxafongo, talvez pela proximidade com o centro da cidade, pela sua beleza e por ter sido a primeira a se estruturar e iniciar a exploração comercial desse ramo do turismo em Santa Leopoldina.


É claro que Santa Leopoldina tem muito mais a oferecer do que o citado até aqui, mas precisaríamos de mais páginas para descrever todas as iniciativas turísticas, todas as belezas naturais e todas as atrações que tornam a cidade um ponto de grande atração de turistas.


Acredito que após a pandemia Santa Leopoldina será um dos destinos escolhidos pelos turistas que querem um lugar para descansar, relaxar, comer bem e conhecer de perto a beleza, a história e a cultura de um dos mais belos municípios do Espírito santo. Mas, para isso a cidade deve ser melhor estruturada para que se transforme em um produto turístico mais atrativo. E isso não depende somente dos investimentos dos empreendedores turísticos da cidade, mas de uma política pública que garanta investimentos nessa área vital para o desenvolvimento sustentável de Santa Leopoldina.


Adriano Lima Neves


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Parabéns pela matéria Adriano!

    É muito importante todos se conscientizarem nesse período de pandemia. Todos prol da economia do nosso estado.

    ResponderExcluir