COLUNA Adriano Lima Neves

Clemens Holzmeister, um astro da Arquitetura Mundial

Em função da rica história da família Holzmeister, vários de seus membros merecem ser lembrados com destaque na história de Santa Leopoldina. Começando pelo patriarca Ignaz Holzmeister, que deixou a Áustria para emigrar para o Brasil em 1859, aqui chegando em 10 de agosto, a bordo do navio Mucury. Vieram com ele a esposa Fieg, que aqui passou a se chamar Maria, os quatro filhos, Aloiz, Johann, Anna e Nothburga, além de um empregado, o Alois Penz, um velho agregado da família que já contava com 56 anos. E foram se estabelecer no Tirol, uma região de clima mais ameno nas montanhas de Santa Leopoldina.

Desses quatro filhos, dois se transformaram em prósperos comerciantes na colônia de Santa Leopoldina. O primeiro deles foi o Aloiz Holzmeister, cujo nome foi aportuguesado para Luiz. Aloiz (Luiz) Holzmeister virou uma liderança capitalista e política muito forte em Santa Leopoldina no final do século XIX, principalmente depois de se casar com Eugênia Vervloet, membro da família mais rica da região, vindo se instalar no centro da colônia de Santa Leopoldina, onde entre 1877 e 1878 construiu um imponente imóvel que abrigava no andar térreo a sua casa comercial e no primeiro andar, a sua residência.

Há alguns equívocos cometidos na biografia da família Holzmeister, e um deles é confundir o Aloiz (Luiz) Holzmeister com o seu filho mais novo, o Dr. Luiz Holzmeister, nascido em 1890, que foi um brilhante advogado,  promotor público e prefeito de Santa Leopoldina entre 1916 e 1918, tendo sido o responsável pela construção da nova sede da Prefeitura Municipal. Por sinal foi ele o idealizador do Museu do Colono, que transformou a antiga casa dos seus pais em um museu que retrata a história de sua família.

O outro filho do patriarca Ignaz Holzmeister que enriqueceu em Santa Leopoldina foi Johann Holzmeister. Tendo chegado em Santa Leopoldina aos 22 anos, Johann descobriu que o comércio de café era muito mais lucrativo que o plantio e fez fortuna como comprador e exportador desse grão. Além disso, como tinha conhecimento no Porto de Hamburgo, na Alemanha, se transformou em um grande importador de artigos finos da Europa, praticamente inexistentes no Brasil, abastecendo as grandes casas comerciais de Santa Leopoldina e Vitória.

O seu sucesso foi tanto que se satisfez com a fortuna que havia conseguido em terras brasileiras e se deu ao luxo de voltar para a terra natal, depois de trabalhar por apenas dezessete anos em Santa Leopoldina. A sua condição era tão boa que na volta à Áustria, seu país de origem, fez questão de ostentar no seu passaporte a anotação no campo da profissão: milionário. E mesmo não tendo intenção de retornar mais ao Brasil, fez questão de manter a cidadania brasileira, talvez por gratidão. E, antes de morrer em 1897, dentre outros sete filhos, Johann Holzmeister nos deu o mais famoso membro da família, e o que merece um destaque especial: o mestre da arquitetura Clemens Holzmeister.

Clemens Holzmeister foi um renomado arquiteto europeu nascido em 27 de março de 1886, em Fulpmes, na Áustria, dez anos após o seu pai retornar do Brasil. Não nasceu em Santa Leopoldina, deslize que até o nosso grande cronista Rubem Braga já cometeu em uma de suas crônicas sobre a história de Santa Leopoldina. Mas é perdoável, pois a história é feita de compilação e confirmação de dados, o que pode sofrer pequenas correções. Hoje se sabe que o motivo de se creditar o nascimento de Clemens Holzmeister a Santa Leopoldina está no fato de que, assim como o pai, ele também fez questão de possuir cidadania brasileira. Isso mostra que havia um sentimento de gratidão em relação ao Brasil.

E foi como um brasileiro que Clemens Holzmeister esteve no Brasil em 1939, sendo recebido no Rio de Janeiro e Belo Horizonte para estudos de projetos de construção de uma catedral em cada uma dessas cidades, o que não se concretizou. Mas aproveitou a vinda ao Brasil para atualizar a cidadania dele e da família. Mais tarde chegou a ser consultado para a realização do projeto da catedral de Brasília, mas esse projeto também não foi adiante e Oscar Niemeyer acabou realizando a obra.

Clemens Holzmeister estudou na Techinische Hochschule, em Viena, entre 1906 e 1913, tendo como professores Max Von Ferstel e Siegfried Simony, de quem foi assistente quando iniciou na arquitetura. Logo virou professor, indo lecionar na Staatsgewerbeschule, em Innbruck, e depois mudou-se para a Akademie de Bildenden Künste, em Viena, para dirigir a masterclass de arquitetura até 1938. Devido à ascensão do nazismo e o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939 ele emigrou para a Turquia, onde foi professor na Escola Técnica de Istambul durante dez anos. Esse talvez tenha sido o período de maior produção da obra de Clemens Holzmeister, pois ele foi o responsável por praticamente todos os projetos dos edifícios públicos de Ankara, quando da transferência da capital da Turquia de Istambul.

Em 1949 retornou para Viena, reassumindo sua antiga função de professor na Akademie de Bildenden Künste, até 1961. Com mais de 700 obras, Clemens Holzmeister é o arquiteto austríaco mais reconhecido internacionalmente. Mas Clemens Holzmeister, com exceção dos estudiosos da arquitetura, é um mero desconhecido para os brasileiros.

Embora nunca externasse esse sentimento, a sua história de vida nos dá a sensação de que ele nutriu uma eterna gratidão para com o país que oportunizou a seu pai as condições ideias para formar uma família próspera na Áustria, que assim como toda a Europa, não vivia à época uma situação estável. Tanto que o seu filho Guido Holzmeister, um proeminente engenheiro mecânico falecido em 2015 aos 101 anos, também fazia questão de manter a cidadania brasileira. E a longa história de Clemens Holzmeister tem fim em 12 de junho de 1983, aos 97 anos, e ele está enterrado em Salzburg, na Áustria. Mas o talento da família não se perdeu com o Clemens, e sua filha Judith Holzmeister, morta em 2008, se tornou uma atriz de grande sucesso na Áustria, talvez em homenagem aos teatros construídos pelo seu pai Clemens Holzmeister.

Esse é um fragmento da história da família Holzmeister, um orgulho para Santa Leopoldina.

Confira mais detalhes: https://www.youtube.com/watch?v=NQXxtkIM7z0

Postar um comentário

Postar um comentário