DESTAQUE

Servidores do Ifes entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça (9)


A decisão abrange todos os campi da instituição no Estado

Os Servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), votaram pela deflagração de uma greve a partir desta terça-feira (09), por tempo indeterminado. A decisão abrange todos os campi da instituição no Estado.

As principais reivindicações incluem uma recomposição salarial de 53,17% para os Técnicos Administrativos em Educação (TAE) e 39,92% para os Docentes, levando em consideração as perdas salariais acumuladas ao longo da última década. O governo federal propôs um reajuste de apenas 2,5% em 2025 e mais 2,5% em 2026, sem aumento em 2024.

Além disso, os servidores exigem a reestruturação das carreiras, a revogação de normas prejudiciais à educação federal aprovadas nos governos anteriores, a recomposição do orçamento e o reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

O Ifes respeita o direito de greve e afirma que a decisão é coletiva, tomada em assembleia sindical. A adesão à greve é individual, e a instituição garante que qualquer prejuízo às atividades será compensado posteriormente.

A greve dos servidores do Ifes coincide com a decisão dos professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) sobre a possível adesão ao movimento grevista a partir de 15 de abril, em conjunto com os técnico-administrativos, que estão em greve desde 13 de março.

Em nota, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) informou que recebeu comunicação oficial da greve por parte do Sinasefe – Seção Ifes na quinta-feira (4). O documento informa sobre a deflagração da greve a partir desta terça-feira, dia 9 de abril.

“O Ifes respeita o direito de greve e reitera à sociedade que a deflagração do movimento grevista é uma decisão coletiva, da categoria profissional, definida em assembleia organizada pela entidade sindical. A adesão à greve corresponde ao posicionamento individual de cada servidor. Logo, a decisão sobre a paralisação ou não das atividades nas unidades e na Reitoria do Ifes não é de competência institucional, e poderá haver diferentes percentuais de adesão ao movimento em cada campus”.

A nota diz ainda que a instituição garante que quaisquer prejuízos às atividades letivas e administrativas deverão ser compensados posteriormente. As informações a respeito do movimento grevista deverão ser obtidas junto aos representantes locais e Coordenação das Seções Sindicais.

Veja as unidades do Ifes afetadas pela greve:

Reitoria
Aracruz
Barra de São Francisco
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Cefor
Centro-Serrano
Guarapari
Ibatiba
Itapina
Linhares
Montanha
Nova Venécia
Piúma
Presidente Kennedy
São Mateus
Serra
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Velha

Postar um comentário

Postar um comentário