DESTAQUE

Emoção e Fé: Missa de abertura do ano jubilar verbita emociona comunidade do Tirol, em Santa Leopoldina


Evento marca os 130 anos da presença dos padres Verbitas no Espírito Santo

O fim de semana foi marcado pela fé, emoção e gratidão com a celebração da Missa de Abertura do Ano Jubilar Verbita que aconteceu no último domingo (17 de março), na comunidade do Tirol, zona rural do município de Santa Leopoldina, na região serrana do Espírito Santo. As famílias de diversas localidades de Santa Leopoldina, Marechal Floriano e Domingos Martins participaram da Santa Missa que foi celebrada pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória, Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza.

O evento teve iniciou com um cortejo de tratores tobatas que chegaram com as relíquias dos Santos fundadores da Congregação do Verbo Divino Santo Arnaldo Janssen e São José Freinademetz, seguido da Santa Missa. A cerimônia contou com a participação do Padre Denzil Crasta, SVD – Superior Provincial SVD Brasil Norte e de demais padres da Congregação. Autoridades políticas de Santa Leopoldina e representante do Estado também estiveram presentes na Santa Missa.

Na Homília, Dom Andherson lembrou o brilho da luz do amor de Cristo que foi derramado na cruz, e que hoje nos ensina a viver como cristão. Ele falou sobre o desejo dos gregos que queriam ver Jesus, no qual ouviram as pregações e viram os sinais e milagres que se aproximaram deles. “O desejo daqueles homens e mulheres de quererem conhecerem à Cristo profundamente, de querer voltar para suas casas levando Cristo no coração, iluminado por sua luz, devem ser hoje o nosso desejo. Saímos hoje para celebrar um momento tão importante na vida desta comunidade religiosa que tanto bem tem feito em tantos lugares, eles nos ajudaram a ver Jesus e por isso juntos hoje, queremos confirmar esse desejo, ver o Senhor e levar conosco a Sua Palavra, Sua Graça e deixar que Ele nos alcance e nos faça com Ele discípulos do Seu Reino”,disse .

O bispo encerrou a homília levando uma palavra de gratidão aos padres verbitas e a todo o povo presente, lembrando que foi na localidade do Tirol que há 130 anos uma semente tão vigorosa foi plantada, e floresceu. “Foi aqui que começa a presença dos nossos irmãos em nosso país e foram se espalhando como uma semente boa, trazendo para tantos e tantas a esperança do consolo e da fé, por meio da mão da igreja que alcança como vigor, com ternura, com sinal da presença de Deus a tantas pessoas. A nossa Gratidão a todos os verbitas que passarem por esta localidade e cuidaram do nosso povo, completou Dom Andherson.

Ao final da celebração, Dom Anderson, a convite da comunidade, plantou uma muda de pau-brasil no quintal da Casa Paroquial, em sinal de renovação e fortalecimento da fé e da vida cristã.

Dom Anderson também lembrou o evangelho do dia, em que “Jesus é apresentado como um grão de trigo que dá tantos frutos quando cai na terra, e a comunidade do Tirol, também seguindo os passos de Cristo, tornou-se um grão de trigo, fazendo a fé no coração das famílias. Este é um momento de alegria para esta paróquia e para toda a nossa arquidiocese, que teve a graça de ter estes irmãos entre nós, testemunhando o anúncio do Ressuscitado, iluminando a sua presença com a caridade do seu serviço.

Para o Superior Provincial SVD Brasil Norte, Padre Denzil Crasta, estar na comunidade do Tirol é buscar renovar a jornada missionária dos SVDs que passaram pela região. “Estamos aqui para celebrar no Dia de Ação de Graças os atributos de sermos missionários que Deus nos deu”. Denzil também lembrou o discurso do Papa Francisco sobre a esperança e que a celebração pode servir de inspiração para que mais frutos cheguem às nossas igrejas e comunidades.

O Prefeito Municipal de Santa Leopoldina, Romero Luiz Endringer, parabenizou a Igreja Local e os padres SVD por comemorarem seus 150 anos no mundo. Endringer destacou o esforço da comunidade tirolesa em manter viva a história da igreja e dos seus antepassados, e reforçou o apoio do município, que estará sempre disponível para ajudar a comunidade.

Representando o governo do Estado, o subsecretário de Turismo, Fernando Rocha, relembrou a história da colonização da região, na qual a Igreja teve um papel fundamental e muito importante no apoio ao povo que estava na região. Rocha também falou sobre as construções existentes da Colônia Tirol e as características da Igreja que hoje atraem turistas de diversas regiões para conhecer a rica história da região e do município de Santa Leopoldina.

Evento Social

Ao longo de todo o domingo, uma programação especial foi preparada pela comunidade local para acolher o público presente, foi uma festa para ser celebrada com toda a família no qual tiveram a oportunidade de se reunirem. Um delicioso almoço foi servido e acompanhado de músicas ao vivo com o padre Bernardo, SVD, que levou músicas católicas e ao final lembrou de clássicos da mpb, samba e rock internacional. Além disso, uma pequena feira com produtos regionais estavam expostos, e o público ainda teve como entretenimento as tradicionais atrações que não podem faltar nas festividades do interior, como pula-pula, mão na cumbuca, roleta e leilão. E para fechar o dia, o cantor Emerson Tesch levou um belíssimo show a comunidade e marcou o início das festividades do ano jubilar verbita no Brasil.

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário