CIDADES

Deputados conhecem projeto de ramal ferroviário de Santa Leopoldina a Anchieta

Foto: Lucas S. Costa/Ales

Ramal será operado pela Vale e ligará o município de Santa Leopoldina ao Porto de Ubu, em Anchieta. Reunião teve presença de deputados de frente parlamentar e da Comissão de Infraestrutura

Vitória, ES  - Em visita à Vale nesta quinta-feira (14), deputados conheceram o andamento do projeto da linha férrea que interligará o município de Santa Leopoldina ao Porto de Ubu. Conhecido como Ramal Anchieta, o trecho é uma continuação da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) e também será construído e operado pela mineradora.

O presidente da frente parlamentar (FP) que trata do tema, Tyago Hoffmann (PSB), ressaltou a importância da iniciativa para estimular a economia do estado, sobretudo na região sul por conta da indústria petrolífera. A comitiva foi formada ainda pelo membro efetivo do colegiado Bispo Alves (Republicanos) e pelo presidente da Comissão de Infraestrutura, Alexandre Xambinho (Podemos).

A gerente de Regulatório da Vale, Danielle Pinto, deu detalhes do projeto, cuja primeira fase contempla 80 Km de linha tronco de Santa Leopoldina até Anchieta. Já a segunda fase inclui a construção de mais 20 Km (alça de Ubu), conectando a linha principal ao porto, totalizando 100 Km de ferrovia. Com orçamento estimado em R$ 6 bilhões, as obras devem demorar 60 meses a partir da liberação. 

De acordo com a executiva da mineradora, trabalhos de topografia, sondagem, otimização de traçado, projeto básico, avaliação imobiliária, estudos ambientais e sociais na linha tronco já foram concluídos. Em relação à alça, estão em execução a sondagem, otimização do traçado, projeto conceitual, além dos estudos ambientais e sociais. 

A gerente avaliou os trabalhos como “desafiadores” por causa das desapropriações que serão realizadas (sobretudo pelo adensamento urbano em Viana) e devido ao traçado da ferrovia, que passará por áreas alagadas. A avaliação é que essas dificuldades gerem aumento no valor dos custos. Até agora o projeto já despendeu mais de R$ 44 milhões. 

Segundo explicou Danielle Pinto, as desapropriações e o licenciamento ambiental são os próximos passos. Ela ressalvou ainda que esses trens não farão o transporte de passageiros, apenas de carga, visando ao desenvolvimento industrial.

Presidente Kennedy

O segundo eixo sobre o qual a Vale se debruça é a Ferrovia Kennedy, que é o primeiro trecho da EF-118. Essa parte da linha férrea tem 87 Km e faz a ligação entre Anchieta e o Porto Central. Nesse caso, a multinacional doará somente o projeto ao governo do Estado - o que está previsto para o segundo semestre. A empresa também deve entregar o estudo ambiental para o Executivo.

Conforme disse, a Vale não operará a via e o entendimento é que o Estado procure o governo federal para viabilizar a priorização do projeto da ferrovia dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Depois da palestra, a comitiva conheceu o funcionamento do Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa.
Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário