ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ES

Ales e setor produtivo planejam ações para o sul

Foto: Mara Lima

Representantes de empresas, indústria e lideranças sindicais participaram de reunião para coordenar ações a serem realizadas para ajudar população afetada pelas chuvas

No final da tarde desta segunda-feira (25) a Assembleia Legislativa (Ales) realizou encontro com os setores empresarial e industrial numa união de forças para socorrer as vítimas das chuvas na Região Sul do estado. 

O presidente da Casa, deputado Marcelo Santos (Podemos), abriu a reunião fazendo um relato do quadro “devastador” verificado nas cidades atingidas pelas inundações, citando que em Mimoso do Sul todas as pontes do município foram levadas pelas águas. 

Marcelo acrescentou que a cidade de Apiacá também foi muito atingida e está completamente destruída pelas chuvas, com as casas e lojas comerciais devastadas pelas inundações.  

“A situação estava complicada até no espaço aéreo; num determinado ponto o comandante da aeronave advertiu que tínhamos de voltar por falta de teto, e tivemos que descer em Cachoeiro (de Itapemirim)”, contou. 

Coordenação 

Todos os executivos de empresas e lideranças de entidades do setor produtivo presentes na reunião fizeram questão de falar para manifestar solidariedade aos capixabas atingidos pelas chuvas e se dispuseram a ajudá-los. 

A maioria relatou que já está realizando iniciativas de arrecadação de donativos para socorrer os desabrigados e desalojados pela tragédia; a grande preocupação, no entanto, era no sentido de haver uma coordenação, daí a importância do encontro realizado na Ales, conforme reconheceram. 

Marcelo Santos explicou que além da Ales os Poderes Executivo e Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública estaduais também estão envolvidos na causa, mas faltava um diálogo com o setor produtivo para a construção de um trabalho coordenado. 

Entre as ideias acolhidas, foi citada a colocação de carretas e caminhões em pontos estratégicos como postos de combustíveis com grandes faixas sinalizando se tratar de local para o recolhimento de doações. 

Também houve garantia do representante da Federação das Indústrias (Findes), Leonardo de Paula, de que as unidades do Sesc no estado poderão ceder espaços para implantação de postos de recolhimento de donativos. 

O presidente da Ales citou que a Casa também já está com o ponto de recebimento de doações em funcionamento, o mesmo ocorrendo no Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, que funciona ao lado do prédio do Legislativo capixaba. 

Prioridades 

O comandante dos Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, citou que no momento os produtos mais urgentes que necessitam de doação são alimentos não perecíveis, itens de higiene, fraldas descartáveis, e eletrodomésticos usados. 

Foi citada a necessidade de organização de cozinhas comunitárias para ajudar no preparo de comida para os necessitados, haja vista que em Mimoso do Sul e Apiacá não há como cozinhar em casa simplesmente porque as correntezas levaram tudo.  

Leonardo de Paula considerou importante essa observação e afirmou que a Findes já tem realizado esse tipo de ajuda em alguns pontos no sul capixaba, preparando marmitex para doação. 

Reconstrução 

Já o presidente do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), Sidemar Acosta, manifestou preocupação com a retomada da vida por parte de comerciantes e das famílias que perderam tudo o que tinham na tragédia provocada pelas chuvas. 

Marcelo Santos citou que o governador Renato Casagrande (PSB) já está estudando linhas de crédito no Banestes e no Bandes para auxiliar neste sentido. 

O deputado disse também que o Legislativo devolveu ao Poder Executivo R$ 17 milhões que se tratam de recursos economizados dentro do orçamento do Parlamento estadual. Esses recursos, afirmou o presidente da Ales, certamente serão utilizados para ajudar a socorrer as famílias e comerciantes vítimas dos temporais que caíram na região sul. 

Participantes

Além dos citados, também participaram da reunião a Federação do Comércio (Fecomércio), Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado do Espírito Santo (Sincades), ES em Ação, Vale, Arcelor, Suzano, Centro Rochas, Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares (Sindibares), Sindicato dos Postos de Combustíveis (Sindipostos), EDP, OCB, e Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas & Logística (Transcares).
Postar um comentário

Postar um comentário