NOTÍCIAS

Batalhão de Trânsito divulga resultados do Maio Amarelo

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), após levantamentos, divulgou na manhã desta sexta-feira (03) os resultados da campanha Maio Amarelo, mês nacional voltado às campanhas educativas e de reforço nas fiscalizações de trânsito.  

Neste ano, o lema da campanha foi “Juntos Salvamos Vidas”, conclamando o compartilhamento das responsabilidades que todos, enquanto usuários das vias públicas, temos na promoção de um trânsito mais seguro. 

O BPTran também fez sua parte: durante o período foram realizadas campanhas educativas através de palestras em faculdades, escolas e empresas, além das exposições que abordavam o tema, ressaltando a importância dos cuidados ao conduzir um veículo ou mesmo pedestre ou ciclista. 

Embora a educação seja fundamental na promoção de um trânsito mais humano, a parte repressiva não foi deixada de lado: foram realizadas centenas de operações, algumas delas de forma integrada a outras agências fiscalizadoras. 

No total, foram mais de 1.000 veículos abordados. Destes, 69 foram recolhidos aos pátios credenciados por diversos motivos que impediam a liberação no local. Houve ainda 923 testes de alcoolemia realizados, além de outros 60 convites a condutores que se recusaram a serem submetidos, recebendo, portanto, as sanções previstas no código de trânsito brasileiro. Além disso, 309 autos de infração foram confeccionados e 54 carteiras de habilitação foram recolhidas.  

Houve também o aspecto criminal: os militares do BPTran durante as fiscalizações apreenderam 882 pinos de cocaína, 11 munições e detiveram duas pessoas.  

Os resultados chamaram a atenção do comandante do BPTran, tenente-coronel Fonseca: “São números importantes, que demonstram o engajamento de nosso efetivo na lida diária pelo cumprimento de nosso lema em zelar por vidas nas vias públicas. As ações, todas elas, educativas ou repressivas, possuem seu importante papel na promoção de um trânsito mais seguro, seja sensibilizando o condutor quanto a importância dele assumir o protagonismo na promoção de sua própria segurança e a dos demais usuários da via, seja por meio das notificações, apreensões e prisões realizadas.  Estamos aqui, juntos, unidos, engajados em salvar vidas.”, disse o comandante. 

As ações do Maio Amarelo, também de acordo com o tenente-coronel Fonseca, acabam por inspirar novas ações durante todo ano, em especial quando em parceria com outras agências. 

Embora o Maio Amarelo tenha terminado, novas ações estão sendo planejadas para toda Região Metropolitana da Grande Vitória.


 

Postar um comentário

Postar um comentário