DESTAQUE

Igreja do Século XVI retoma atividades, na Serra


A história da igreja São João Batista (Patrimônio Histórico São João Batista), em Carapina Grande na Serra é marcada por abandonos e recomeços, mas a comunidade local não desiste e mais uma vez abre a igreja para práticas religiosas e visitas culturais.

A reabertura aconteceu no dia 24 de junho deste ano com a celebração de uma missa e, a partir de agora, 1 vez por mês, sempre no primeiro sábado, será celebrada missa às 11h (missa votiva de Nossa Senhora). A celebração também será transmitida pela Rádio América (91,1). Todos os domingos a igreja estará aberta para Celebrações da Palavra e outras atividades religiosas às 8h da manhã.

Desta vez, a comunidade reuniu-se para cortar mato, fazer limpeza, aplainar o entorno, afugentar os pássaros que nela fizeram ninhos e com a ajuda dos bombeiros mandar para bem longe os marimbondos que não permitiam a aproximação dos fiéis e visitantes. O resultado deixou a todos felizes e a retomada da vida da comunidade é um alento de fé para todos.

Pe. Ricardo Passamani, atual administrador paroquial, lembrou que durante a permanência de pe. Hugo Pereira de Souza na paróquia, algumas atividades foram realizadas ali, mas com a saída dele e a pandemia a igreja voltou a fechar. Pe. Ricardo falou ainda sobre a importância da retomada e da valorização do local, visto que a igreja é uma das mais antigas do Espírito Santo (Sec. XVI) e lembrou que foi ali que São José de Anchieta realizou seu primeiro milagre (milagre do pato). Existe intenção de revitalizar o local e, a Prefeitura de Serra, que colaborou com a limpeza para a reabertura, promete apoio cultural com destaque para os ciclistas que passam na região em direção a Queimados, outro patrimônio histórico no município.

História na lembrança dos moradores

O patrimônio histórico São João Batista, tombado desde 1984 pelo Conselho Estadual de Cultura, na lembrança da comunidade, conforme relato de Romério de Mello Santana, ministro da Palavra na paróquia Sto. André, mantém viva a história desde o restauro feito em 1996, realizado com o apoio da Vale e da PMS, Prefeitura Municipal de Serra. Na ocasião, apesar do restauro as práticas religiosas não aconteceram, mas tempos depois Sinvaldo Vieira de Menezes, membro da comunidade, tomou para a si a responsabilidade dos cuidados com limpeza e arrumação e assim foram retomadas as atividades religiosas e as festas de São João Batista e de São José de Anchieta até 2019.

Com a saúde de Sinvaldo enfraquecida e a diminuição da frequência da comunidade, mais uma vez as atividades foram interrompidas. Mas em março de 2021, Sinvaldo entregou as chaves da igreja para Geraldo da Silva, também membro da comunidade para que ele assumisse os cuidados com o espaço. Geraldo, então, formou um grupo e juntos eles resolveram limpar o local e retomar as atividades religiosas. Com isso acontece também a valorização do patrimônio histórico.

Milagre do pato

Em 1569, José de Anchieta auxiliava pe. Braz Lourenço nos trabalhos de catequese. Foi nessa época que aconteceu o milagre narrado por Romério: “Durante os festejos na Igreja, vários cavaleiros disputavam um pato, ficando com o mesmo aquele que tirasse na contenda o primeiro lugar. Contudo houve um empate, e ninguém definia a quem o pato iria pertencer. Todos foram até o padre José de Anchieta que aceitou resolver a questão. Chamou a si um menino de cinco anos de idade, mudo de nascimento e conhecido de todos, e definiu que o menino era quem iria resolver a questão. Todos ficaram admirados, quando de repente o menino pronunciou as palavras: – ‘O pato é meu e vou levá-lo para a minha mãe.

Todos então perceberam que era a resolução de Deus e aclamaram as virtudes do padre José, e foi-se o menino embora, com o pato e a fala para casa’”.

Participe da retomada de missas e visite o patrimônio histórico São João Batista em Carapina.

Sábado, 3 de julho às 11h

Av. Alpheu Ribeiro, 380 – Carapina Grande, Serra – ES

Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário