Aracruz

Grupo se perde em trilha de parque e é resgatado por helicóptero, em Aracruz

No final da tarde desse domingo(14), a equipe do NOTAER foi acionada pelo Corpo de Bombeiros Militar para auxiliar na busca e localização de quatro pessoas perdidas em uma trilha na região do Parque Municipal do Aricanga, localizado a 7 km da sede do município de Aracruz.

Dois casais haviam saído para explorar trilhas na região do Morro do Aricanga, uma prática comum na localidade, e acabaram por se perder.

Eles ainda tentaram pedir socorro via telefone aos Bombeiros, chegando a enviar uma localização por aplicativo de mensagens, mas logo ficaram sem bateria.

Os militares do Corpo de Bombeiro Militar seguiram então para a região e pediram o apoio do NOTAER.

Apesar de ser no fim da tarde, após às 17h30min, e mesmo com a proximidade do anoitecer, a equipe seguiu com a aeronave para localizar as pessoas e informar aos Bombeiros em solo o ponto com precisão. E, além disso, havendo condições e segurança, realizar a extração das pessoas da mata.

Dessa forma foi feito: "seguimos o mais rapidamente possível para o local e em poucos minutos de sobrevoo nossos operadores conseguiram visualizar as pessoas perdidas na mata.

Ao mesmo tempo em que informamos as coordenadas geográficas exatas aos bombeiros, realizamos a montagem do equipamento cesto para extrair as pessoas que estivessem mais debilitadas, tendo em vista que restavam pouquíssimos minutos de luz solar e esse tipo de operação, sobre área de mata, não deve ser realizado à noite na maioria dos casos por elevado risco à segurança."

Com o cesto pronto, a equipe do NOTAER conseguiu retirar duas pessoas da mata e levá-las para uma área segura.

Os militares dos bombeiros, de posse das coordenadas passadas pela tripulação, conseguiram acessar a mata fechada, já no período noturno, e localizar e resgatar as outras duas vítimas, que, apesar da desorientação, estavam bem.

Ao final, todos foram levados para a sede do município de Aracruz, onde foram deixados em segurança com outra equipe dos bombeiros.
Maike Trancoso

Fundador do Jornal online O Leopoldinense e portal Tempo - ES Vice-presidente do portal de notícias GIRO ES

Postar um comentário

Postar um comentário