DESTAQUE

Santa Leopoldina pede socorro diante de elevado nível de criminalidade na cidade

Por WARTER CONDE
Centro de Santa Leopoldina - Foto: Maike Trancoso/OL


A outrora tranqüila cidade de Santa Leopoldina, 56 quilômetros de distância de Vitória, se transformou em uma cidade violenta e perigosa. O pequeno efetivo policial da cidade, com apenas dois policiais, contribui para que a cidade passe atualmente por uma onda de criminalidade. São muitos roubos de bicicletas, motos, carros, celulares e onde poucos viram estatísticas oficiais. Mesmo assim os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) apontam o crescimento da criminalidade, entre janeiro e setembro deste ano.


Nos nove primeiros meses deste ano foram registrados pela Sesp o furto e roubo de 14 veículos, a mesma quantidade de idêntico período do ano anterior. Há no órgão do Governo do Estado o registro de quatro roubos à residências, contra apenas um entre janeiro e setembro de 2019. Na mesma estatística oficial consta dois roubos a estabelecimentos comerciais de Santa Leopoldina, quantidade idêntica do período de janeiro a setembro do ano passado. O registro de roubos as pessoas em vias públicas neste ano é de sete, contra quatro dos nove primeiros meses de 2019.

Delegacia de Polícia de Santa Leopoldina - Foto/Arquivo: Sindipol-ES

O furto a residências de Santa Leopoldina, segundo os dados registrados oficialmente pela Sesp, é de 10 entre janeiro e setembro, com crescimento de 11,1% em relação aos nove casos denunciados formalmente ao órgão policial. Em inspeção realizada anteriormente pelo Sindicato dos Policiais Civis (Sindipol-ES) foi registrada a falta de estrutura na unidade de Santa Leopoldina, “como paredes mofadas, telhado com infiltração, com telhas podres e caindo aos pedaços”. Além disso, foi constatado que as janelas laterais e nos fundos estavam sem grades, o que deixava os policiais sem proteção.


Oficina de desmanche de veículos. Arquivo OL
No ano passado a Polícia Civil descobriu em uma oficina clandestina na zona rural de Luxemburgo, em Santa Leopoldina, onde fazia o desmanche de carros roubados na Grande Vitória. Na ocasião, além de ter sido encontrado quatro veículos com restrição de furtos e roubo preparados para o desmanche, foram encontradas mais de 50 placas de veículos também com restrição por roubo, e centenas de peças automotivas prontas para a comercialização.



A cidade não é acostumada a esse nível de criminalidade, comum na Grande Vitória,e por isso seus moradores estão com medo e pedem socorro, além de uma maior atenção das autoridades policiais. Além do aumento do efetivo policial, é solicitada a realização de blitz periódica. Santa Leopoldina quer voltar a viver em paz e com tranquilidade.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Já vi muito as pessoas reclamarem da fiscalização de veículos no município, com pressão sobre os policiais lotados no município. Alegando-se que o trabalhador não tinha condições de manter o veículo regularizado. Mas como legalizar veículos roubados ou com restrições por falta de pagamento (outra pessoa sendo lesada sem ter o assalto).

    ResponderExcluir