
Na última terça-feira (11), equipes da Secretaria de Obras deram início à demolição completa das estruturas, remoção de entulhos e limpeza geral do terreno da Praça Sol Poente, no bairro Esplanada. O local será preparado para a futura instalação da sede do Ministério Público Estadual (MPES). Com a limpeza, até que o órgão ministerial ali se instale, o espaço permanecerá em condições adequadas de uso, com ambiente mais seguro e limpo para quem transita pela região.
A estrutura demolida vinha sendo utilizada como abrigo e para consumo de drogas por cerca de 20 pessoas em situação de rua, e já havia sido alvo de diversas ocorrências policiais, incluindo vandalismo e tentativa de homicídio. As pessoas em situação de rua que estavam no local e que não apresentavam envolvimento com práticas ilícitas foram acompanhadas pela Secretaria de Assistência Social, que ofereceu alimentação, abrigo e passagens para retorno às suas cidades de origem, garantindo atendimento humanizado e respeito aos direitos individuais.
Segundo o secretário de Transporte, Trânsito e Segurança Pública, Major Balbino, a intervenção é uma medida necessária para promover segurança e ordem no espaço urbano.
"Essa é uma ação de segurança pública, mas também de cuidado com a cidade. Precisamos eliminar pontos de risco e devolver os espaços urbanos à população, sempre em parceria com os órgãos competentes. A presença da Guarda Civil será constante, em alinhamento com o Ministério Público", destacou o secretário.
Limpeza e demolição devolvem organização ao espaço público
A ação de limpeza e ordenamento urbano na área iniciou no dia 31 de outubro. Determinada pelo prefeito Renzo Vasconcelos, a operação envolveu as Secretarias de Obras, Interior, Trânsito e Segurança, com apoio da Secretaria de Assistência Social, em ação conjunta com o Ministério Público, atual proprietário da área, doada ao órgão em gestão anterior.
O secretário de Obras, Nilo Locatelli, destacou o compromisso da gestão em manter os espaços públicos organizados: "Estamos trabalhando para devolver à cidade, áreas mais limpas e seguras, livres de riscos e abandonos".
Fotos: Secretaria Municipal de Comunicação Social



Postar um comentário