NOTÍCIAS

Projeto reduz ICMS de combustível e energia

Foto: Governo do ES 
Iniciativa de Carlos Von é inspirada em alterações já previstas em lei federal, que estão em vigor desde o dia 23 de junho

O deputado Carlos Von (DC) apresentou o Projeto de Lei (PL) 297/2022 que reduz para 17% no estado as alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) para os combustíveis e a energia elétrica. 

Conforme o texto da matéria, atualmente as alíquotas previstas são respectivamente de 27% e 25%, conforme os termos da Lei Estadual 7.000/2001, que trata do ICMS nesses segmentos de produtos e serviços.
 
Ao justificar a matéria, o deputado afirma que a medida está alinhada às alterações aprovadas no âmbito federal, a partir da publicação, no dia 23 de junho, da Lei Complementar Federal 194/2022, que prevê a alteração das alíquotas do imposto pelos estados. 

Para promover as mudanças, a LC 194 passou a considerar os combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, bens e serviços essenciais, ou seja, que não são supérfluos. 

Com isso, ficou vedada a fixação de alíquotas sobre o ICMS para esses setores em patamares superiores aos das operações em geral, que têm percentuais entre 17% e 18%. 

No texto do PL, que será analisado pelas comissões de Justiça e Finanças, o parlamentar cita a imprescindibilidade de os entes federativos adequarem as alíquotas do ICMS de acordo com as inovações trazidas pela Lei Complementar 194/2022. 

Fonte: Portal Assembleia Legislativa do Espírito Santo 
Postar um comentário

Postar um comentário